A única luz além do meu celular foi a lua. Hoje venho contar um fato ocorrido comigo e creio que com centenas de pessoas da minha região na última Quinta feira (5), com a falta de energia na minha cidade (Nova Prata) e região.

“…Além do problema de falta de energia elétrica causado pela chuva, uma falha técnica na subestação de Nova Prata, de responsabilidade da CEEE, afetou o fornecimento de luz a cerca de 16,6 mil consumidores da RGE. Conforme a companhia, ela depende da manutenção da CEEE para reestabelecer o serviço. A interrupção ocorre nos municípios de André da Rocha, Fagundes Varela, Guabiju, Ipê, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. A causa da falha ainda está sendo apurada…” (www.NewsPrata.com.br)

Bom, e vamos aos fatos que em alguns aspectos você pode concordar e até ter passado pelas mesmas indagações, pois diante de algo tão necessário em nosso cotidiano, tudo muda.

O Dia

O dia começou cedo na Quinta, 5 de Abril de 2012 com um trabalho fotográfico, com um clima de chuva pesada se aproximando não demorou muito para literalmente “cair o céu”, e em meio a produção fotográfica de produtos acabou a luz na cidade e logo fomos informados que mais de 50 moradores estavam passando pela mesma situação na região inteira. Isso pela parte da manhã, o blackout durou até metade da tarde quando a luz retornou e a vida seguiu normalmente. Mas quando é dia e termina a luz tudo se leva, mas e a noite? O humano sempre fica se perguntando, mas poucos agem a respeito…

Antes mesmo de anoitecer mais uma queda brusca de energia, e então de longe ouve se carros buzinando, as pessoas começam a ficarem tensas, preocupadas com o que comer como tomar banho e outras futilidades, enquanto por traz disso há hospitais para funcionar, emergências à serem contatadas e tudo mais.

Eu não esperava e não estava preparado

E lá estava eu, em meu apartamento, sem ao menos ter velas, ou energia à bateria neste caso. Apenas a luz do celular e muitos livros, pois até uma corda do meu companheiro violão estourou e não pude fazer um som como de costume.

Lá estava eu com apenas uma luz de celular, audição ampliada, pois o escuro faz isso com o ser humano, fica tudo mais perceptível, é o medo do desconhecido.

A escuridão funciona muitas vezes como a chuva, quando você está dentro do carro fica limitado com a chuva deixando a pessoa em um nível nervoso muito alterado às vezes. No qual falarei no próximo tópico.

A mudança psicológica das pessoas

Não sou formado em psicologia, mas creio que não seja necessária nenhuma faculdade pra notar como as pessoas ficam frágeis diante de situações fora do cotidiano, uma vida sem energia elétrica não está no roteiro, pelo menos você não quer isso pra você. Já imaginou você sem a internet? E-mails, redes sociais e tudo que te liga com o Mundo, após horas sem energia logo iria ao colapso a comunicação por aparelhos celulares (que aconteceu comigo na noite do dia 5), e muitos outros fatores como a refrigeração e aquecimento, coisas pequenas no dia a dia, mas que notamos a grande falta em uma hora de necessidade total de tudo ao seu redor, pois estamos no escuro.

Os grandes líderes mundiais comandam a distribuição de energia como conhecemos, de um modo que viramos escravos deste ponto crucial na sociedade como à conhecemos. E então a pergunta que eu deixo no ar é uma que me tira o sono. Corta se a energia, e todo um Mundo virá abaixo? Ou aprenderemos a evoluir a partir de uma vida básica?

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!