O asteroide 4183 Cuno, descoberto em 1959, passará próximo à Terra após 12 anos. O Cuno possui diâmetro estimado entre 3,5 km e 7,8 km, muito acima da média deste tipo de corpo celeste que costuma se aproximar do planeta. A passagem ocorrerá no próximo dia 20 de maio.

De acordo com o Jet Propulsion Laboratory (JPL), da Nasa – a agência espacial americana – o asteroide passará a 47,4 LD (distâncias lunares) da Terra, cerca de 18 mi de km. O JPL é o órgão que coordena esforços da Nasa para detectar, rastrear e caracterizar asteroides potencialmente perigosos e cometas que se aproximam da Terra.

O 4183 Cuno possui magnitude 14,4 e viaja a cerca de 14,4 km/s. Não há risco de colisão com a Terra. No dia 22 de dezembro de 2000, última vez que passou perto do planeta, ele viajava a 21,1 km/s.

A próxima passagem do 4183 Cuno próximo à órbita terrestre está prevista para o dia 8 de dezembro de 2014. O asteroide foi descoberto em 1959 por Cuno Hoffmeister, astrônomo alemão, em análise realizada na cidade de Bloemfontein, na África do Sul

Fonte: Portal Terra

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!