Com a utilização mais recorrente de transações eletrônicas, assaltos às agências bancárias têm diminuído. Foram registrados apenas 16 roubos em 2011.
Conforme matéria da Associated Press, reproduzida no site Yahoo! News, a Suécia está abolindo aos poucos o uso de cédulas de dinheiro. De acordo com a publicação, o país foi a primeira nação europeia a introduzir notas como moeda corrente em 1661. Agora, os suecos querem ser pioneiros também na adoção de métodos de pagamentos online.

Na maioria das cidades suecas, os transportes públicos não aceitam mais dinheiro. As passagens são pré-pagas ou adquiridas por meio de mensagens de textos enviadas pelo celular. Uma pequena parcela das empresas, que está em crescimento acelerado, só aceita pagamentos efetuados com cartões de débito e crédito.

Além disso, até mesmo algumas agências bancárias pararam de lidar com notas, focando seus serviços apenas em transações eletrônicas. Qual o resultado desse “boicote” às cédulas? O número de assaltos aos bancos da Suécia caiu de 110 em 2008 para 16 durante o ano de 2011. Os roubos aos serviços de transportes de valores também apresentaram uma redução considerável. (fonte)

O outro lado da Moeda

O que pode estar acontecendo com a Suécia é o mesmo medo que vem atormentando os bancários americanos, o medo de perder todos os clientes. Não tendo pessoas utilizando do sistema bancário, o sistema irá a falência, assim sendo, as pessoas ficam livres das dívidas (gigantes muitas vezes) mensais. Tirando o dinheiro impresso de circualção fica muito mais fácil para os bancários pois as pessoas dependerão do sistema. (editor)

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!