Essa não é a primeira vez que o solo racha em Lapão. Em agosto de 2008, enormes rachaduras que mediam até um palmo de espessura danificaram diversas residências e propriedades rurais.

Um tremor no solo do município de Lapão, distante 12Km de Irecê e cerca de 500Km de Salvador, na Bahia, assustou os moradores no último final de semana. Testemunhas contaram que ouviram um forte estrondo no chão e algumas ruas, casas e estabelecimentos comerciais apresentaram rachaduras. A Defesa Civil já foi acionada para investigar o fenômeno.

Essa não é a primeira vez que o solo racha em Lapão. Em agosto de 2008, enormes rachaduras que mediam até um palmo de espessura danificaram diversas residências e propriedades rurais. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Defesa Civil do Estado estiveram na cidade para fazer um levantamento geofísico.

Na época, a hipótese mais provável era de que haveria rios subterrâneos na região e a erosão da água ao longo dos últimos anos teria provocado um deslocamento das rochas. A extração desenfreada de água do solo através de poços artesianos foi outra hipótese levantada.

Lapão fica localizado na Bahia na região da Chapada Diamantina. Sua população estimada em 2008 era de 26.684 habitantes. Também conhecida como capital da cenoura por ser o maior produtor de cenoura do Brasil (Pascoal Ferreira – Irecê Repórter).

Fonte

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!