De coloração azul, quando se aproximou da terra, o objeto assumiu a cor vermelha, assemelhando-se com uma bola de fogo.

Passo Fundo/RS, na madrugada do dia 27, foi atingida, segundo diversos ouvintes, por um meteorito. Os vários relatos davam conta de que por volta da meia noite, uma bola de fogo que provocou um clarão azul, um estrondo e clareou a noite teria cruzado o céu da cidade.
O fenômeno teria sido observado de diversos pontos, como dos bairros São Cristovão, Santa Marta e Centro. De acordo com o geólogo Luis Paulo Fragomeni, a possibilidade de que os relatos se confirmem é grande, segundo explica, os depoimentos que chegam, a maneira e o horário são compatíveis com um meteoro, o que nos, comumente, chamamos de estrela cadente.
Normalmente, eles são formados, principalmente, por gelo e uma pequena parcela de matéria. Quando eles entram em contato com a atmosfera terrestre se transformam em meteoritos e o atrito faz com que fiquem incandescentes. Ainda conforme o geólogo, na segunda quinzena de dezembro foi grande a atividade de meteoros no planeta, havendo um pico entre os dias 13 e 15.
Fragomeni ressaltou que durante esse período muitos astronomos se deslocaram para locais com menos iluminados para ver os corpos celestes com mais qualidade. Normalmente eles são pequenos, entre 30 e 50 centímetros, por isso não chegam a atingir a superfície da terra.

Em casos como esse, em que chegam a superfície, o geólogo registra que vale a pena procurar, pois o material possui grande valor científico e econômico. A localização exata de onde o meteorito teria caído não foi definida, muitos afirmaram ter sido próximo a Embrapa Trigo.

O Professor de Física da Universidade de Passo Fundo, Álvaro Becker diz ser “raríssimo” a queda de um meteoro, segundo ele, o fenômeno pode estar ligado a queda de lixo espacial.

 

Agradecimento: Augusto Pereira
Fonte

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!