Hoje, (13/03), o Chile irá inaugurar o colossal conjunto de radiotelescópios ALMA. Visto como o mais ambicioso projeto astronômico de todos os tempos, o observatório promete desvendar vários mistérios do universo, inclusive dando pistas sobre sua enigmática origem.

ALMA and a Starry Night — a Joy to Behold O ALMA (Atacama Large Millimeter Array, ou Grande Conjunto Milimétrico do Atacama) está localizado no Deserto do Atacama, no Chile, que é o local mais árido do mundo, e possui uma atmosfera semelhante à de Marte, o que permite melhores observações do espaço, além de sua localização próxima ao equador.

Ao todo, diversos países da Europa, além de Estados Unidos e Japão, ajudaram no desenvolvimento do projeto, que teve um custo de mais de 600 milhões de dólares.

Os pesquisadores estão confiantes de que o novo observatório renderá grandes descobertas científicas em breve.

Conjunto-de-radiotelescópios-ALMA Com 66 antenas (que juntas operam como uma única antena de 16 km de diâmetro), o ALMA estudará o universo distante em comprimentos de onda milimétricas e submilimétricas invisíveis aos olhos humanos – ondas que permitirão observar além de densas nuvens de gás e poeira até as regiões mais frias e antigas (distantes) do universo. Com o ALMA, será possível analisar com uma precisão sem precedentes os primórdios do universo, assim como a formação das primeiras estrelas e galáxias, pouco tempo após o Big Bang, o evento que originou o universo há 13.7 bilhões de anos.

Além disso, o estudo da astroquímica será alavancado com as observações do ALMA, uma vez que ele poderá estudar moléculas e matéria orgânica em regiões longínquas do cosmo.

Supercomputador-correlacionador Os dados obtidos pelo ALMA serão processados em um correlacionador, que é um dos mais poderosos supercomputadores do mundo. [ALMA]

fonte

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!