Uma bola de fogo brilhante riscou o céu da capital espanhola Madrid, stargazers deslumbrantes e astrônomos também. A exibição celeste era tão brilhante que podia ser vista em todo o país.
O momento de arregalar os olhos foi travado na câmera do Observatório Hita da Universidade de Huelva em torno de 11:45 pm, hora local (2145 GMT). O objeto atingiu a atmosfera acima do distrito Villamuelas na província de Toledo, a sudoeste de Madrid.
“”O impacto foi tão abrupta que o objeto pegou fogo imediatamente, criando uma bola de fogo em torno de 100 km acima da Terra”, disse José Maria Madiedo da Universidade de Huelva disse ao Huffington Post. O meteoro então disparou em direção a Madrid em mais de 75 mil quilômetros de uma hora antes de se desintegrarem completamente a uma altitude de 70 quilômetros.
A instituição espanhola para o Estudo de meteoros e meteoritos, que acompanhou a bola de fogo, classificou o meteorito como um pedaço de um cometa que estava voando pela Terra.
A explosão com o impacto foi tão brilhante que pode ser visto tão longe quanto as cidades do sul espanhola de Sevilha, Granada e Murcia.
“Eu estava olhando para o céu, quando houve um flash que, em questão de segundos começou a crescer”, astrônomo Leonor Ana Hernandez disse ao Huffington Post. “Quando a explosão aconteceu, tudo ao nosso redor ficou branco por alguns segundos, “e vários verde e azul seguiu à explosão inicial, acrescentou.
A explosão como a bola de fogo entrou na atmosfera provocou comparações com a explosão de 500 quilotons causado pelo meteorito que caiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk em fevereiro.
Apesar de o meteorito medido apenas alguns metros de diâmetro, os cientistas estimaram que a explosão inicial foi comparável em poder de uma bomba nuclear.
O impacto eo som da explosão chegou aos minutos de terra após a explosão, causando estragos e pânico em Chelyabinsk . Enquanto a maior parte do meteorito queimou durante sua descida, as restantes partes regado sobre a região, possivelmente aumentando a danos e lesões.

via: http://www.facebook.com/ufologiaparacientifico

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!