Um pedaço de continente que ficou submergido no mar por milhões de anos foi encontrado a 1.500 quilômetros da costa do Brasil, considerando como ponto de partida o litoral do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Suspeita-se que este continente teria afundado durante a separação entre América do Sul e África, durante o surgimento do Oceano Atlântico.

A suspeita da existência desse continente surgiu há dois anos, durante um serviço de dragagem, em que foi encontrado granito, uma pedra considerada continental. O achado aconteceu na Elevação do Rio Grande, uma cordilheira marítima, situada em águas brasileiras e internacionais.

Inicialmente, cogitou-se que o recolhimento deste granito poderia ter ocorrido por engano. Contundo, há um mês, pesquisadores brasileiros e japoneses usaram um equipamento submersível para observar a formação geológica à frente da costa brasileira e, a partir disso, ganhou força a hipótese de que a região possa mesmo abrigar um pedaço de um continente.

De acordo com pesquisadores envolvidos no estudo, outras perfurações serão realizadas para recolhimento de mais amostras. A expectativa é que haja algum tipo de confirmação até o final do ano. Ainda não foi divulgada qual seria a idade destas rochas, mas acredita-se que elas sejam mais antigas do que o assoalho oceânico, como é chamada a superfície terrestre localizada sob as águas do mar.

Artigos relacionados

Blog da expedição

CPRM

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!