Oscilações periódicas no núcleo da Terra alteram a duração de um dia a cada 5,9 anos, de acordo com um estudo publicado em 10 de julho na revista Nature.

Trazer à tona esse ciclo sutil, que subtrai e acrescenta meros milissegundos em um dia, também revelou uma correspondência entre mudanças bruscas na duração do dia e o campo magnético da Terra. Durante essas guinadas de curta duração na intensidade do campo magnético, chamados empurrões geomagnéticos, o dia da Terra também muda em 0,1 milissegundos. Desde 1969, os cientistas detectaram 10 empurrões geomagnéticos com duração inferior a um ano.

Aparentemente insignificantes, essas fugazes variações são importantes para aqueles que estudam o planeta e seu núcleo. O efeito na rotação ajudam os cientistas a entender o que está acontecendo dentro do núcleo da Terra. Mudanças no campo magnético também fornecem pistas sobre o núcleo de ferro. Mas a sua origem permanece um mistério.

O principal autor do estudo, Richard Holme, suspeita que uma oscilação no núcleo interno sólido impulsiona o ciclo a cada 5,9 anos, transferindo o momento angular para o núcleo externo. Mas ninguém sabe o que causa essas oscilações.

“Não tenho idéia”, disse Holme, autor do estudo e geofísico da Universidade de Liverpool, no Reino Unido “Algo está acontecendo na fronteira manto-núcleo, porque você está vendo os empurrões geomagnéticos e os efeitos de rotação, mas não sabemos o que está acontecendo”.

O que se passa lá em baixo?

Os cientistas acreditam o fluido de ferro girando gera o campo magnético da Terra, como um dínamo gigante. Rastrear as alterações no campo magnético ajuda os pesquisadores a criar modelos de como o dínamo pode funcionar.

Desde que os empurrões geomagnéticos foram descobertos pela primeira vez em 1969, os pesquisadores têm procurado explicar e modelar como dínamo da Terra produz essas rápidas mudanças no campo magnético.

Encontrar uma conexão com as mudanças no comprimento do dia fornece uma nova maneira de pensar sobre o fenômeno, Holme disse.

Oscilação na duração do dia

Outras forças também mudam a rotação do planeta. Desde que a Terra se formou, efeitos gravitacionais do Sol e da Lua abrandaram a rotação do planeta. Em escalas de tempo mais curtas, terremotos, derretimento de geleiras, correntes oceânicas e ventos fortes podem alterar o quão rápido o planeta gira, encurtando ou alongando  um dia cerca de 1 milissegundo.

Os pesquisadores removeram esses efeitos externos, chegando a conclusão de que as oscilações no núcleo da Terra acontecem em média a cada 5,9 anos, alterando insignificantemente a duração do dia.

Fonte

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!