Tempestades Destruíram o Centro-Oeste dos Estados Unidos!

2

Bombeiros no meio de Devonshire Street, no lado norte de Washington, Illinois, depois de um tornado destruir pelo menos cinqüenta casas.(AP Photo  The Pantagraph, Steve Smedley)

“Toda a cidade de Washington foi devastada” – Aaron Schock

Tempestades intensas com mais de 320 km/h e granizos gigantes ameaçaram 53 milhões de pessoas em 10 estados dos EUA e deixaram dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica. Autoridades confirmaram 91 mortes, incluindo aproximadamente 20 crianças, sete delas alunas da escola primária Plaza Towers, na cidade de Moore, sendo que 24 crianças ainda estão desaparecidas, mais de cem feridos e centenas de desabrigados após a passagem das tempestades.

Um legista do condado disse que duas pessoas morreram quando um tornado atingiu sua casa na zona rural do sul do Illinois. O legista de Washington County, Mark Styninger, disse que um homem idoso e sua irmã morreram na tarde de hoje, domingo 17, em sua fazenda na cidade de Nova Minden, cerca de 50 quilômetros ao sudeste de St. Louis.

O Centro Nacional de Meteorologia informou “furacões indicando uma situação particularmente perigosa” para Illinois, Indiana , Michigan , Ohio , Wisconsin , Iowa e Missouri. Ele mais tarde disse que a tempestade havia criado tornados em Bone Gap e Miller City, Illinois, em Monte Carmelo, Noblesville e Vincennes, em Indiana, e em Paducah, Kentucky.

No meio da tarde, houveram relatos de 59 tornados, 128 relatórios de ventos fortes e 36 relatórios de grande granizo. Os caminhos das tempestades ameaçaram as principais cidades, incluindo Chicago, Cinncinatti, Detroit e Louisville, Kentucky. As tempestades causaram grandes danos em várias comunidades no Centro de Illinois. Washington, uma comunidade de mais de 15.000 pessoas, parece ter sido particularmente atingida.

Um Oficial de Estado disse que as equipes de emergência corriam para a área em meio a relatos de pessoas presas nos edifícios.

528940d81aa8a.preview-620Em entrevista por telefone com a Associated Press, um residente de Washington, Michael Perdun, disse: “Eu pisei fora de casa então o ouvi chegando. Minha filha já estava no porão, então eu corri para baixo e agarrei-a, nos agachamos na lavanderia e de repente, pude ver a luz do dia através da escada da minha casa indo embora. Toda a vizinhança se foi, a parede da minha lareira é tudo o que restou da minha casa.”

“Literalmente, vários bairros foram completamente dizimados”, um congressista republicano local, Aaron Schock, disse à Fox News. “Eu estou olhando para subdivisões de vinte a trinta casas e não há uma casa lá. Toda a cidade de Washington foi devastada”, acrescentou.

“Temos relatos de casas sendo achatadas, telhados sendo arrancados”, Sara Sparkman, porta-voz do departamento de saúde de Tazewell County, Illinois, onde Washington está localizado, disse em uma entrevista por telefone à Reuters. “Nós temos bairros inteiros reais que estão sendo demolidos pela tempestade.”

“Felizmente”, acrescentou ela, “estamos apenas ouvindo sobre leves ferimentos neste momento.” Sparkman disse que a tempestade causou danos em Washington e Pekin, sul de Peoria.

Um jogo da Liga Nacional de Futebol entre o Baltimore Ravens e o Chicago Bears no Soldier Field, em Chicago foi suspenso em meio a fortes ventos e chuvas fortes. Ventos de mais de 70 mph atacaram a cidade.

O Departamento de Aviação de Chicago, que administra o Aeroporto Internacional O’Hare e o Aeroporto Internacional Midway, disse que a partir do horário central 1.15 pm, ambas as instalações foram paradas, ou seja, nenhum vôo podia aterrisar e nem partir.

Funcionários do Serviço Nacional de Meteorologia disseram que vários tornados pousaram em Illinois e Indiana. Uma vez perto de East Peoria, em Illinois central, onde o Peoria Journal Star informou que 37 pessoas estavam sendo tratadas por ferimentos relacionados com o Furacão no OSF São Francisco Medical Center. Dezenas de milhares de moradores ficaram sem eletricidade.

O serviço de meteorologia confirmou pelo menos quatro tornados em Indiana. As tempestades deixaram pelo menos 13 mil pessoas em Indiana, sem energia elétrica, de acordo com a Duke Energy.

Fortes ventos e instabilidade atmosférica eram esperados para varrerem através das planícies centrais antes de serem empurrados à noite para os estados de Mid e North West. Muitas das tempestades se tornaram super-células com o potencial de produzirem tornados, grande granizo e ventos destrutivos.

“As pessoas podem cair na complacência porque não analisam severamente o tempo e os tornados, mas insistimos que eles devem manter um olho vigilante no tempo e estarem prontos para ouvirem sobre um aviso de furacão, porque as coisas podem mudar muito rapidamente”, disse Matt Friedlein, um meteorologista de serviço de tempo.

Friedlein disse que tais tempestades fortes são raras neste final de ano, porque geralmente não há calor suficiente do sol para sustentar as tempestades. Mas ele disse que as temperaturas domingo eram esperadas para chegarem entre 26 e 32 graus, quente o suficiente para ajudar a produzir e severa quando está acoplada com os ventos, que são tipicamente mais fortes nesta época do ano do que no verão.

“Você não precisa de temperaturas entre 26 a 32 graus para produzir tempo severo [porque] os ventos fortes compensarão a falta de aquecimento, disse ele. “Isso prepara o palco para o que chamamos de ventos de cisalhamento, o que pode produzir tornados”.

Ele também disse que tornados assim, acontecem mais frequentemente do que as pessoas podem perceber, apontando para um ciclone que atingiu a área de Rockford, Illinois, em novembro de 2010.

Fontes:

https://osbastidoresdoplaneta.wordpress.com Traduzido de:

http://www.theguardian.com/world/2013/nov/17/illinois-tornadoes-midwest-storms-chicago-plains http://www.cbc.ca/news/world/tornadoes-damaging-storms-hit-u-s-midwest-killing-3-1.2429906

http://www.ctvnews.ca/world/at-least-2-deaths-as-severe-thunderstorms-tornadoes-sweep-through-u-s-midwest-1.1547242 http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-24982072

http://journalstar.com/gallery/news/photos-midwest-tornadoes/collection_d589a06a-f254-5fc6-a2d0-1430799dd50d.html http://www.stuff.co.nz/world/americas/9412010/Killer-storm-batters-Midwest

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!