Texto na descrição do vídeo via Youtube:

Inea-Divulgação“Pessoal vamos divulgar este vídeo, estão encobrindo a verdade sobre o aparecimento da espuma que está se alastrando por toda a baía da Ilha Grande e a baía de Paraty, em nota divulgada por estes órgãos abaixo, eles relatam que a espuma é somente um fenômeno natural, oque não é verdade pois no vídeo podemos ver claramente que esta espuma está saindo de dentro da Usina Eletro Nuclear de Angra dos Reis, temos que passar está informação a frente para todos ficarem cientes do que está acontecendo.
– Em nota Oficial divulgada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) na ultima sexta-feira, eles afirmam que a espuma é um é um fenômeno que não representa perigo a população, e que não foi detectada a presença de surfactantes (detergente, sabão), que promovem a formação de espuma. As espumas foram causadas pela grande concentração de matéria orgânica associada à presença de plâncton, principalmente microalgas.
– A Eletrobrás também divulgou uma nota esclarecendo que a espuma, que pode ser de coloração amarelada ou esbranquiçada, é composta basicamente de ar, água e de matéria orgânica. E, é formada também pela mistura de restos de organismos marinhos animais e vegetais mortos (fitoplancton e zooplancton). “Quanto mais matéria orgânica, mais espuma”
– E por sua vez a A Capitania dos Portos de Angra, por sua vez, informou que já tinha analisado as espumas, em setembro deste ano. A investigação foi feita na região da Ponta Grossa, na Ilha Grande, e constatou que as algas se desprendem do fundo do mar e, ao baterem em pedras, provocam as espumas amareladas.
Ainda de acordo com a Capitania, a apuração foi feita no período em que a Marinha participou do exercício de simulação de acidente nuclear, deste ano, em Angra.
– O fenômeno não representa gravidade à vida marinha, e em nenhum momento os pescadores interromperam suas atividades.
Oque podemos constatar com imagem verdadeiras é que estão tentando acobertar um grande desastre que está acontecendo. vamos abrir os olhos da população e pedir aos órgãos competentes para nos esclarecerem a real situação desta catástrofe que está acontecendo”.

Pesquisando um pouco mais descobri que até saiu na mídia aberta sobre a espuma, mas claro, de forma distorcida:

Dica do leitor Airton Cunha

COMPARTILHE, DIVULGUE, NÃO DEIXE A NATUREZA PASSAR POR ISSO POIS AFETARÁ EM NOSSAS CRIANÇAS!

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!