“Artigo” em site de notícias de internautas da CNN sobre previsão de queda de meteoro em 2041 não passava de um hoax (Falsa matéria viral), mas obteve 200 mil visitas e 22 mil compartilhamentos, levando a muitos se tratar de uma notícia real. Não seria uma estratégia para ridicularizar notícias chamadas alternativas chamadas pelos céticos de teorias da conspiração?

A mensagem é clara o suficiente. Não é uma coisa agradável de se contemplar no primeiro dia de volta ao trabalho depois de uma emenda de feriado de três dias, mas a boa notícia é que parece que o único impacto na história aqui é o fato de que a rede de notícias a cabo, lançou à Terra um enorme falso meteoro.

O post original é do site iReports, o qual é, aparentemente, uma experiência em jornalismo cidadão. A CNN permite que pessoas aleatórias sem qualificação postem histórias sob o nome da CNN. O asteroide assustador ilustra o perigo desta abordagem.
Aparentemente o iReporters não precisa revelar seus nomes. O autor da notícia sobre o asteroide chamou a si mesmo, ou a si mesma, de Marcus575. A história diz que o asteroide gigante foi descoberto por um projeto chamado de Near-Earth Object Wide Field Infrared Survey Explorer (NEOWISE), o qual realmente existe. A data para o suposto encontro fatal é 25 de março, 35, 2041.
De acordo com Seth Borenstein, que avisou a Tracker, o post alarmante ficou publicado por 22 horas. Nesse tempo, ele observou, que o post recebeu mais de 200 mil visitas e 22 mil compartilhamentos. As tags que ajudaram a impulsionar eram: jogos, ações, ciência, cyrus, beiber e Obama. Se você procurar no Google, CNN e asteroide, você vai encontrar dezenas de pessoas que já anunciaram a “notícia”, com comentários e alguma preocupação.

A página do iReports com o falso artigo foi removida, e a CNN fez a seguinte declaração: “A NASA confirmou por e-mail que esta história é falsa. Um porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato disse que o maior objeto detectado pelo Neowise mede 3 km de diâmetro e não representa qualquer risco para a Terra. O iReport foi removido. – Davidw, produtor iReport CNN“.

Fonte

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!