Às vezes nos deparamos com fotos de paisagens que parecem feitas com recurso digitais, como o Photoshop. Algumas realmente são, mas não é o caso desse lago rosa:


Parece edição ou montagem, mas não é. Essa é a cor real do Lago Retba, que fica no Senegal. A coloração curiosa do lago foi estudada pelo bioquímico, Michael Danson, que revelou ao “Daily Mail” o mistério: “A cor de morango é produzida por uma microalga. Elas produzem um pigmento vermelho que absorve e utiliza a energia da luz solar e cria mais energia, fazendo a água ficar cor de rosa”.

Nesse lago observa-se grande quantidade de sal, quase igual até a do Mar Morto. Salinidade essa, que facilita aos banhistas “boiar” na superfície do lago. No Mar Morto a água não ganha a coloração rosa porque não possui as microalgas submersas.
Os moradores da cidade aproveitam para extrair o sal da água e vendê-lo. Antes e depois do mergulho para fazer a extração os senegaleses passam hidratantes naturais na pele, semelhantes a manteiga de karité, devido ao grande ressecamento que o sal provoca.

O lago que possui 3 metros de profundidade não é único no mundo. O lago Hillier, localizado em Middle Island na Austrália, também possui a pigmentação rosada, provavelmente pelo mesmo motivo. Inclusive, esse lago pode ser visto através do Google Maps clicando aqui

Lago Rosa Australia Senegal

Lago-Rosa-05

Lago rosa Senegal

Senegal lago pink lake rosa lago rosa

About Author

Trabalha na área de Controle de Qualidade em uma empresa Suíça. A espiritualidade fez com que Marluce despertasse espiritualmente. Sem um certo nível de consciência espiritual é impossível perceber a magia da vida.