As abelhas estão sumindo. Nos últimos anos, milhões de abelhas no mundo todo tem simplesmente desaparecido, deixando colmeias vazias e um cenário apocalíptico. Ninguém tem certeza sobre o que está causando isso – apesar do uso de agrotóxicos ser apontado como uma provável causa – mas o fenômeno já vem sendo estudado por muitos cientistas e é conhecido como “Síndrome do Desaparecimento das Abelhas” (ou CCD, na sigla em inglês). 

Nosso mundo sem abelhas seria um mundo com muito menos biodiversidade, mais feio e bem menos colorido. Uma frase atribuída a Albert Einstein resume bem a importância das abelhas para nós: “Quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas quatro anos de vida.” 

Mas parece que nem assim estamos dando a devida atenção a esse assunto. Então, eis aqui alguns motivos pelos quais você deveria se importar muito mais com as abelhas.

1 – Porque a agricultura precisa delas

A tarefa mais importante das abelhas não é produzir mel, mas sim polinizar. As abelhas são parte importante de um sistema de polinização, que mantém cerca de um terço de todas as culturas do mundo.

Animais como mariposas, besouros, aves e até mamíferos também ajudam no processo de polinização, mas as abelhas são certamente as que mais se destacam nessa tarefa. Como elas precisam do pólen e do néctar para sua alimentação, boa parte de sua tarefa diária é coletar pólen. Algumas abelhas podem visitar até 1.000 flores em um único passeio, que pode durar até 4 horas

Abelhas 2 – Porque os animais precisam delas

Abelhas polinizam, entre outras tantas coisas, plantas silvestres, que fornecem alimentos para animais. Sem abelhas, muitos animais também teriam mais dificuldade de encontrar o que comer.

3 – Porque você gosta de mel

Apenas nos Estados Unidos, o mel representa um mercado de US$ 150 milhões anuais. Nós usamos mel em diversas receitas culinárias e também como um poderoso adoçante, bem mais saudável que o açÚcar refinado ou o aspartame.

O mel, além de delicioso, é antioxidante e probiótico, o que significa que ele ajuda no balanço da flora intestinal. Ele é rico em carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia.

O mel também contém potássio, que equilibra a pressão arterial, magnésio, sódio, cálcio, ferro, manganês, cobalto e outros minerais. Ele tem ação antimicrobiana, impedindo o crescimento de microorganismos e protegendo contra doenças. Isso sem contar que ele é o único alimento doce que contém proteínas.

4 – Porque a cera é importante

A cera da abelha tem inúmeras utilidades. Ela é usada na indústria de cosméticos, em medicamentos, produtos cirúrgicos, em tintas, velas, lentes telescópicas, depilação e outras coisas.

A cera também tem uso medicinal, sendo usada para tratar feridas e doenças de pele. Mascada pura, a cera destrói o tártaro e depósitos de nicotina. Mascada com mel, é bem eficiente em casos de sinusite e febre dos fenos.

6 – Porque o própolis é importante

O própolis é usado como medicamento desde a antiguidade, pelas civilizações chinesa, tibetana, egípcia e outras, com centenas de receitas para curar ou prevenir enfermidades.

O própolis é um poderoso antibiótico natural. É usado com bastante frequência no tratamento de feridas e infecções, além de ser um bom cicatrizante. Ele tem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, antiviróticas, antiprotozoários, além de ser anestésico. Precisa de mais?

6 – Porque você gosta de frutas

Maçãs, melões, morangos, pêssegos, cerejas e muitas outras frutas te agradam? Pois o cultivo delas só é possível graças às abelhas. Sem elas, você não veria nenhuma dessas frutas no mercado. Claro que isso não se resume a frutas. Muitos dos alimentos que comemos seriam muito mais caros sem as abelhas. Alguns cultivos aumentam em até 100% com a presença delas.

7 – Porque você gosta de carne

O gado criado para corte se alimenta, entre outras coisas, de alfafa, que é polinizado pelas abelhas. Sem elas, a alimentação deles seria mais difícil e cara, o que dificultaria que a carne chegasse à sua mesa.

Mesmo que você seja vegetariano, ainda assim deve se importar com a alimentação desses animais, certo?

Por Gabriel Tonobohn | discoverybrasil.uol.com.br

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!