Surpreendente lago descoberto em pleno Saara

Um surpreendente lago descoberto em pleno Saara está desafiando a lógica da ciência e, ao mesmo tempo, fazendo a alegria dos moradores do deserto. A misteriosa formação fica a 25 quilômetros de Gafsa, cidade da Tunísia, e se estende por uma área de 1 hectare. Estima-se que sua profundidade máxima seja de 18 metros. O lago, descoberto por homens da região, apareceu em um local onde só havia rochas e areia. A explicação mais aceita para este intrigante fenômeno é a de que o lago tenha surgido por conta de um abalo sísmico que, provavelmente, abriu uma brecha para algum lençol subterrâneo. A água, sob pressão, subiu e formou o lago, especulam geólogos.

Apesar da notícia do surgimento de um lago no meio do deserto soar como algo ótimo para os locais, os especialistas alertam que a novidade pode esconder perigos. Um deles é que, provavelmente, o buraco subterrâneo que deu origem ao lago já deve ter se fechado e isso impediria a renovação da água.

Desta forma, o ambiente é favorável ao surgimento de micro-organismos patogênicos. Além disso, Gafsa é um local de extração de fosfato, mineral encontrado em depósitos radiativos, que poderiam ter contaminado o lago com radiação. Diante das suspeitas, análises da água do lago foram encaminhadas para testes. Um terceiro alerta é em relação ao abalo sísmico que teria originado o lago. Caso a brecha se abra de novo, água e banhistas poderão ser tragados para os subsolo.

De qualquer maneira, os moradores parecem não ligar muito para os perigos desde oásis no deserto para fugir do impiedoso calor de 40 graus do Saara e muita gente vai ao local para tomar banho e pular das pedras. [FONTE]

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.