Um aplicativo promete o anonimato para que seus usuários compartilhem segredos. Mas o que era para ser um mural de desabafos está transformando a internet em uma rede de intrigas. E em todo o Brasil surgem vítimas desse novo cyberbullying.

Nos últimos dias, esse aplicativo foi o principal alvo de reclamações na Delegacia de Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro. “Os registros aqui na DRCI se intensificaram na última semana. E inclusive pessoas que os pais chegaram aqui desesperados porque os filhos estavam querendo cometer até suicídio devido à pressão por causa dos fatos inverídicos que foram lançados por intermédio do aplicativo ‘Secret’”, conta o delegado Alessandro Pinho Alonso.

“Não existe o anonimato na internet. Tanto é que quando você tem um aplicativo, no mínimo, você está deixando algum dado cadastral”, explica o advogado Fernando Barrueco.

O ‘Secret’ foi criado em janeiro na Califórnia, a terra dos gigantes da internet. E em maio chegou às lojas virtuais no Brasil. O ‘Secret’ começou com mensagens de desabafo e brincadeiras quase inocentes como a foto do sorvete e a legenda: ‘não contem para o meu treinador’.

Os fundadores do site dizem que ele surgiu com boas intenções, como um lugar seguro para que, em segredo, amigos pudessem dividir emoções e apoiar uns aos outros. O resultado foi bem diferente.

“Esse aplicativo na verdade se tornou uma verdadeira rede de intrigas. Porque vão desde comentários banais, até crimes contra a honra e crimes mais graves como cyberbullying e até pedofilia.”, explica o delegado. G1

 

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!