A diversidade biológica abriga uma variedade de seres vivos, habitats,ecossistemas dentro de uma população ou comunidade,essa biodiversidade está espalhada ao longo do planeta por cadeias,ecossistemas e milhões de espécies existentes.Na Amazônia por meio de variadas pesquisas vemos dados alarmantes quanto á extinção e mudanças das espécies dos seus habitats primários,tomar conta dessa atmosfera biológica é trazer conservação aos ambientes onde absorvem calor;essas mudanças não ocorrem só na região Amazônica mas,em todas as regiões brasileiras causando erosões do solo,mudanças no ciclo fluvial,extinção das espécies vegetais e animais e variação da quantidade de carbono nas regiões que os pesquisadores da área estudam.

UMA ABORDAGEM SOBRE O SISTEMA AMAZÔNICO

A região norte do Brasil carrega consigo o berço da biodiversidade global, onde existem milhões de espécies já descobertas e outras a serem pesquisadas,além de uma porcentagem significante de água disponível do planeta concentradas na bacia do rio Amazonas,a concentração de toneladas de carbono e hidrogênio e de uma flora que abriga milhões de espécies vegetais que servem na cura de variadas doenças tanto para o setor de saúde como para o farmacêutico.O que faz com que essa biodiversidade dessa região se altere? Não podemos deixar de analisar os impactos causados pelo homem dentro desse espaço por direcionar suas atividades ao desmatamento na extração de madeira de uso para o setor imobiliário, na retirada de espécies de seu habitat natural para pesquisas em laboratório, a mobilidade pesqueira como fonte de renda para a população, o remanejamento do setor agrícola para a produção de riquezas no mercado financeiro e um fator cultural: a retirada de milhares de tribos indígenas do seu território tradicional. Nesses últimos dez anos, bilhões de toneladas de carbono foram emitidos dentro da floresta frente ao desmatamento ocorrido, criações de gado nos locais desmatados, os desvios de direções dos rios e a migração da população local para outras áreas.

O RESULTADO DESSAS MUDANÇAS SOBRE A REGIÃO AMAZÔNICA

Diante de tantas mudanças a região Amazônica sofre não só quanto á sua biodiversidade, mas também em seu contexto histórico-cultural. Milhares de populações aldeãs migram de seu território tradicional em direção á outros espaços, diante das alterações nos ciclos biológicos surgindo nas suas regiões de origem, novas endemias, a chegada de povos de outros países para explorar a riqueza natural tendo uma visão geo-capitalista de fonte e renda para as grandes empresas estrangeiras que se firmam na região. Isso porque por a Amazônia contêm uma amplo território de diversidade biológica, estas fontes serviriam de pesquisa para curar doenças,para patentear produtos brasileiros há muito tempo descobertos pelos índios.Não podemos deixar de perceber o quanto tem sido devastador essas mudanças na biodiversidade Amazônica causando um lastimável efeito nas espécies de animais,plantas e a própria população humana. Neste patamar a agricultura,a escassez das chuvas,a falta de crescimento de plantas,a falta de alimento para os animais torna-se um ciclo vicioso da região.Diante disso surge uma pergunta:O que vem aumentando a concentração de carbono na atmosfera,seria apenas a retirada de madeira da região? Absolutamente não! Com a passagem dos séculos e o advento da revolução industrial com a queima de combustíveis fosseis como o petróleo e o carvão mineral, esta concentração passa a aumentar, porém nosso foco de pesquisa é essa retirada excessiva de madeira e os efeitos desastrosos sobre a biodiversidade. Essa retirada como já dito faz com que haja uma escassez do sistema de chuvas, seca nos rios e lagos ou transbordamento de água, incêndios florestais e o aumento da concentração do carbono na atmosfera. O Brasil é o 5° maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, perdendo apenas para os países centrais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vemos muitas pesquisas, artigos, revistas em torno desse tema atual que é a preservação tanto da Amazônia como também do planeta como todo, mas pouco se vê na prática.É necessário fazer um remanejamento e programas que beneficiem a nossa riqueza natural e que permita preservar a nossa cultura,talvez na prática precise-se um esforço sincero não só o nosso olhar crítico,precisamos atuar de forma direta na preservação desse patrimônio imaterial que é a Amazônia,transmitindo nas gerações futuras o cuidado e a riqueza que temos que é a beleza das nossas paisagens,dos nossos frutos,dos nossos animais,dos índios que trazem uma lição cultural e preservacionista de grande importância.

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!