Um relatório de ex-militares americanos traz uma nova perspectiva para as consequências das mudanças climáticas: as alterações na natureza do planeta podem aumentar o número e a severidade dos conflitos globais. Isso ocorreria porque várias regiões podem se tornar inabitáveis, e novas rotas comerciais e militares seriam criadas entre os países. O relatório apresentado neste ano explica como temperaturas médias mais altas podem ter implicações para a segurança nacional, e os militares acreditam que ações precisam ser tomadas para evitar um confronto.

Ex-militares trazem nova perspectiva para as consequências da degradação do meio ambiente

De acordo com o site britânico Daily Mail, o documento foi feito pela CNA Advisory Board, um grupo de oficiais aposentados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Os militares expressaram surpresa que as mudanças climáticas ainda sejam um objeto de controvérsia e polarização de debates. Eles apontam tais fenômenos devem ser amplamente discutidos como um problema que não pode ser deixado para depois.Os autores do relatório acreditam que a mudança no clima deveria servir como catalisadora de cooperação internacional e mudança. Porém, o que se observa é uma aceleração da instabilidade em áreas vulneráveis e uma grande propensão a conflitos. Se as devidas ações não forem tomadas, condições como pobreza, degradação ambiental, instabilidade política e tensões sociais podem permitir atividades terroristas e outras formas de violência.

Em áreas como África, Ásia e Oriente Médio, os impactos da mudança climática já se fazem sentir. Climas extremos causam catástrofes como secas prolongadas e enchentes, que resultam em menos produção de alimentos e imigração populacional. O relatório recomenda que os Estados Unidos tomem a liderança na preparação para as mudanças climáticas. Além disso, também precisam se preparar para potenciais operações militares no Ártico, pois o gelo começa a derreter — fato que podem abrir novas rotas entre os países, como entre Alasca/Rússia, e mudar a forma como os militares se organizam.

FONTE: R7

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!