Há mais de 400 anos, no século XVII, a Europa vivia em um clima de grande agitação, com guerras e rumores de guerras. O advento do calvinismo quebrou o equilíbrio mantido entre os credos predominantes, as religiões católica e luterana. Então, os representantes da Reforma, discípulos de Lutero e de Calvino, voltaram-se contra o poder monárquico, que era fortemente ligado à igreja de Roma e lutava com todo o seu poderio para conservar sua autoridade sobre a Igreja e o Estado. Lutas pelo poder e guerras se espalhavam por toda parte. Essa situação culminou na Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648), uma das guerras religiosas mais sangrentas que a Europa já conheceu. Os povos viviam em meio à miséria e violência, ansiando por dias melhores. Foi nesse contexto que surgiram os Manifestos da Fraternidade da Rosa-Cruz. Eles vieram ao encontro do anseio e da necessidade espiritual do povo, que buscava um novo ideal, uma reforma que propusesse uma revolução espiritual completa, que fosse muito além dos aspectos sociais e políticos.

max_heindel

Max Heindel escreveu o Conceito Rosacruz do Cosmos

A antiga Fraternidade Rosacruz consistia de seres altamente espiritualizados, puros e de incomensurável sabedoria. Eram alquimistas médicos e matemáticos, doze indivíduos, que foram orientados por um ser conhecido como “Cristão Rosa Cruz”. Esses seres trabalharam secretamente e formaram uma fraternidade conhecida como “Ordem Rosacruz”. Os conhecimentos de tal Ordem foram ministrados à apenas alguns sábios, sendo que nada foi revelado até o ano de 1614, data da publicação da Fama Fraternitatis, o primeiro manifesto Rosacruz. Essa sociedade secreta ainda existe e ainda trabalha pela elevação da humanidade . Somente aqueles que possuem um amplo desenvolvimento espiritual são admitidos como membros no círculo interno do movimento Rosacruz. Tais “médicos da alma” engajados no controle interno deste grande movimento, estão intimamente associados à evolução do mundo. Esses irmãos trabalham de forma secreta, incansável e abnegadamente pelo bem da humanidade.

Em 1908, Max Heindel que era de origem dinamarquesa, após ser testado em sinceridade de propósitos e desejo desinteressado em ajudar seus semelhantes, foi escolhido como o mensageiro dos Irmãos Maiores, para transmitir os ensinamentos Rosacruzes ao Ocidente, preparando a humanidade para a futura Era de Fraternidade Universal. Por meio de intensa auto-disciplina e devoção ao serviço ele conquistou o status de Irmão Leigo ( Iniciado ) na exaltada Ordem Rosacruz.

Sob a direção dos Irmãos Maiores da Rosa Cruz, gigantes espirituais da raça humana, Max Heindel escreveu o Conceito Rosacruz do Cosmos, um livro que marcou época se tornando uma referência marcante para todos os pesquisadores da tradição ocultista ocidental e aspirantes à espiritualidade. Por meio de seu próprio desenvolvimento ele foi capaz de verificar por si mesmo muitos aspectos dos ensinamentos recebidos dos Irmãos Maiores, sintetizados no Conceito Rosacruz do Cosmos, fornecendo um conhecimento adicional mais tarde corporificado em seus numerosos livros.

Uma das condições básicas na qual os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental foram dados à Max Heindel era que nenhum preço poderia ser estabelecido para eles. Tal condição foi fielmente observada por ele até o fim de sua vida terrestre e tem sido cuidadosamente cumprida pelos dirigentes da Fraternidade Rosacruz ( The Rosicrucian Fellowship). Ainda que os livros da Fraternidade sejam vendidos a preços acessíveis, que garantam a continuidade de suas publicações, os cursos por correspondência e os serviços devocionais e de cura são inteiramente gratuitos. A Fraternidade é mantida através de doações voluntárias de seus estudantes e simpatizantes, não havendo taxas ou mensalidades obrigatórias.

Passado um determinado tempo e estando ainda tais ensinamentos sob a sua responsabilidade, foi instruído a retornar à América e revelar ao público tais ensinamentos , até então secretos. Nessa época, a humanidade tinha alcançado o estágio mais avançado da religião cristã, quando os mistérios (que Cristo menciona em Mateus 13:11 e Lucas em 8:10) tinham que ser ministrados à muitos e não apenas para alguns.

Quando Max Heindel chegou à América, ele publicou esses elevados conhecimentos em seu livro “O Conceito Rosacruz do Cosmos” que foi traduzido em diversas línguas e continua a ser editado em várias partes do mundo. Também estabeleceu a Fraternidade Rosacruz como uma Escola Preparatória para a verdadeira, eterna e invisível Ordem Rosacruz, a Escola de Mistérios do Mundo Ocidental.

É reconhecido que figuras eminentes da História humana pertenceram a Ordem Rosacruz. É o caso de Leonardo da Vinci, Paracelso, Francis Bacon, Isaac Newton, Rene Descartes, Robert Fludd, Giordano Bruno, Leibniz, Alessandro Cagliostro, Johann Wolfgang von Goethe, Victor Hugo, Rudolf Steiner, Herman Hesse e vários outros.

Cartas Rosacuzes é um texto antigo escrito pelos primeiros rosacruzes:

“Não pertencemos a seita alguma e não temos ambição a satisfazer, não desejamos popularidade nem nos desgosta o estado presente das coisas no mundo como aos que desejam governar para impor as suas opiniões. Não há pessoa nem partido algum que nos influencie, nem esperamos recompensa pelo nosso trabalho. Possuímos uma Luz, que nos permite conhecer os mistérios mais profundos da Natureza e alimenta-nos um Fogo, por meio do qual podemos atuar sobre todas as coisas que existem na Natureza. Possuímos a chave de todos os segredos e conhecemos o laço que une o nosso planeta com os outros mundos. A nossa ciência é uma Ciência Universal, porque abarca o universo inteiro e a sua história começa no primeiro dia da Criação. Possuímos os antigos livros de sabedoria. Tudo na Natureza se encontra sujeito à nossa vontade, porque a nossa vontade é Una com a do Espírito Universal, potência motora do universo inteiro e origem eterna de toda a vida. Não necessitamos de informação alguma dos homens nem de livros, porque podemos perceber tudo quanto existe e ler no livro da Natureza, isento de erros. Na nossa escola ensina-se tudo, porque a luz de todas as coisas dimana da omnisciência do nosso Mestre.”

FONTES: http://www.fraternidaderosacruz.org/brevehistoriarc.htm

http://www.opovo.com.br/app/opovo/espiritualidade/2015/01/24/noticiasjornalespiritualidade,3382188/os-manifestos-rosa-cruzes.shtml

https://hugolapa.wordpress.com/2009/03/08/o-que-e-a-ordem-rosacruz/

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.