Uma escola resultado de uma pesquisa em mais de 40 projetos pelo mundo, sem fins lucrativos, inclusiva, livre.
Sem competição, sem divisão de turmas por idades, sem provas, sem salas de aula como conhecemos.
Com ambientes pensados e preparados para que as crianças possam explorar sua curiosidade e natural vontade de aprender.
Com atelieres, laboratórios, muita arte, circo, música, jardim, culinária, integrada a natureza…

Um espaço onde falamos com as crianças em um tom de voz baixo, e em sua altura física, onde o professor, passa a ser um companheiro na jornada do aprendizado e onde o adulto além de um guia é um guardião do espaço, oferecendo a criança carinho, limite e respeito.

Uma cidade escola, onde todos podem ter contato com conceitos de cooperação e auto sustentabilidade. Espaços feitos com técnicas de bio construção, reutilização de água da chuva, e energia renovável.

Um projeto sem fins lucrativos, gerido por uma fundação com negócios que suportam a escola como restaurante, pousada, cafeteria e centro de estudos.

PERGUNTAS e RESPOSTAS sobre o projeto!

Amigos, fico muito feliz com as comentários e boas energias enviadas por cada mensagem. Em alguns dias lançaremos uma página do projeto no facebook com mais detalhes e nos próximos meses um livro com mais informações sobre a escola. Nesse post vou responder algumas dúvidas. Grato pelo carinho!


Como a escola se financiará?
Há dois momentos do projeto. A construção física da escola e sua operação. Para a construção contaremos com doações de empresários locais e estrangeiros, amigos de todas partes e entusiastas, além de buscar algum tipo de fundo público caso for necessário. Para a operação da escola em seu dia a dia, a médio prazo já queremos contar com negócios que suportem a escola vinculados a própria fundação que será criada para administrar todo o projeto. Mesmo para a sua operação contaremos com doações claro, mas o fundamento do projeto é que ele possa ser auto sustentável com negócios como hotel e restaurante gerando recursos para a escola.

Onde será a escola?
Estamos em tratativas com a prefeitura municipal de Guaporé/RS para a doação ou cessão em comodato de um espaço. Logo teremos novidades. Agora é um momento de mobilização para que as pessoas que tenham poder de decisão possam saber mais do projeto (Prefeito, secretários e vereadores) e juntem-se a esse movimento que tem o potencial de fazer de Guaporé e Rio Grande do Sul um referencial em educação contemporânea.


Como será a seleção das crianças?
A escola será um modelo. Um espaço para receber visitantes e pesquisadores de todas partes para que possa inspirar outros entusiastas, outras prefeituras, outros governos. Sendo uma escola modelo, ela esta planejada para ter um número menor de crianças e a seleção será por apenas duas condições: A convergência dos país com os fundamentos e filosofia da escola e também a disponibilidade dos mesmos de ativamente fazer parte do projeto. (Ex: Como voluntários, professores) mesmo que em tempo parcial.

A escola aceitará voluntários e visitantes?
É um fundamento da escola. Receber voluntários de todo o mundo e pesquisadores. Queremos contar com pelo menos 50% de voluntários dando workshops dos mais diversos temas. Como circo, artes, carpintaria. E desses que pelo menos metade sejam voluntários locais da própria cidade.

As crianças já ingressam na escola alfabetizadas?
A escola receberá crianças de 2 a 13 anos. Logo os menores serão alfabetizados seguindo a pedagogia proposta. E nesse ponto que há uma nova possibilidade, uma nova forma de ensino que será detalhada em novos posts e artigos.

A escola será baseada em pedagogia Waldorf?
O projeto é resultado de uma pesquisa em mais de 40 escolas pelo mundo. Há características de educação baseada em projetos, educação Reggio Emilia, Montessori, Waldorf, Escolas livres, Escola Viva. Cada conceito e filosofia enriqueceu esse sonho e projeto. Na fase de pesquisas não houve julgamento do que cada escola propunha. Apenas observação e a absorção do que ressoava para a pedagogia que estamos criando.

Quer entrar em contato? Fale com Thiago Berto

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.