“As pessoas adoram trabalhar arduamente. Esse trabalho árduo é considerado felicidade. Em Londres, você verá que todos estão trabalhando arduamente. De manhã, todos os ônibus e caminhões viajam a grande velocidade, e as pessoas vão aos escritórios ou ás fábricas da manhã até a noite. Eles trabalham muito, e isso se chama avanço da civilização. Alguns deles estão frustrados; eles não querem isso. Tem de haver frustração – porque afinal de contas, o trabalho é árduo. Os porcos também estão trabalhando arduamente noite  e dia, pensando: “Onde está o excremento? Onde está o excremento?” Esta é a ocupação deles. Portando, em certo sentido este tipo de civilização é uma civilização de porcos e cães. Não é civilização humana. Civilização humana significa sobriedade. Deve-se ser INQUISITIVO.

O ser humano deve ser inquisitivo para saber estas coisas. Quem sou eu? Porque fui posto nesta condição de trabalhar mui arduamente para obter apenas alguns grãos? Porque estou nesta situação desconfortável? De onde vim? Para onde tenho de ir? O ser humano deve ser inquisitivo para saber quem ele é, de onde ele vem e para onde tem de ir. A consciência é para aqueles que chegaram ao ponto de detestar este mundo material. Esses são bons candidatos para desenvolver a consciência divina. Eles indagarão o porque dos homens trabalharem tanto, e qual o seu propósito de vida. As pessoas trabalham arduamente, em ocupação das quais muitas vezes não gostam, porque não sabem realmente qual a meta na vida. Você será feliz apenas por vestir camisa e paletó caros? Não. Isso não é possível. Você é alma espiritual – você precisa de alimento espiritual, você precisa de vida espiritual, então você pode ser feliz.”

Trecho do livo: Meditação e Superconsciência de A.C. B.  Swami Prabhupãda

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.