Você sabe o que é o projeto Novo Recife? Você já ouviu falar do movimento Ocupe Estelita?

Um coletivo de cineastas de Pernambuco lançou na internet o curta-metragem Recife, Cidade Roubada, sobre o Cais José Estelita, um espaço histórico que fica na área central da cidade do Recife e hoje está sofrendo especulação imobiliária. O filme é o resultado de um longo processo de registros de depoimentos contra o Projeto Novo Recife, que prevê a construção de 13 torres de 12 a 38 andares no terreno do Cais.

Fica claro que a área que será construída, não será destinada para todos. Ela servirá apenas para beneficiar empresários e pessoas muito, mas muito bem de vida. Ou seja, um espaço que era público, de um jeito ou de outro, irá tornar-se um espaço privado e para poucos!

Localizado na Ilha de Antônio Vaz, no centro da cidade, o terreno do segundo mais antigo parque ferroviário brasileiro foi adquirido, em 2008. O consórcio adquiriu a área em um leilão cuja legalidade é questionada pelo Ministério Público Federal. Quando o empreendimento imobiliário do Novo Recife foi anunciado quatro anos depois, setores da sociedade passaram a debater seus impactos e a apontar irregularidades constatadas no processo administrativo que levou à sua aprovação pela Prefeitura Municipal do Recife. Foi então, em 2012, que surgiu o movimento Ocupe Estelita. Em Junho de 2014, o Movimento ocupou a área por quase dois meses após as empreiteiras iniciarem a demolição ilegal dos históricos armazéns de açúcar do local – demolição sem autorização judicial e com o terreno sob júdice.

A direção do filme é assinada por Marcelo Pedroso (Brasil S/A), Pedro Severien (Loja de Répteis), Ernesto de Carvalho (O Mestre e o Divino), Leon Sampaio e Luis Henrique Leal. O vídeo tem o ator Irandhir Santos, o diretor Kleber Mendonça e membros do Movimento Ocupe Estelita.

FONTE

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.