O Dr. Richard Horton, editor chefe da atual revista The Lancet, uma das revistas médicas mais respeitadas do mundo, denunciou que grande parte das pesquisas médicas publicadas não são confiáveis ou até mesmo falsas.

Grande parte da literatura científica, talvez a metade, pode ser simplesmente falsa. Afetada por estudos com pequenas provas, efeitos minúsculos, análises exploratórias inválidas e flagrantes conflitos de interesse, juntamente com uma obsessão por perseguir tendências de moda de duvidosa importância; a ciência se voltou para a obscuridade“.

O mais preocupante desta denúncia, é que todos estes estudos, têm sido patrocinados pela indústria, a qual os utilizam para desenvolver medicamentos e vacinas que supostamente deveriam ajudar as pessoas, ajudar na formação do pessoal médico e educar os estudantes de medicina.

Horton continuou denunciando que os editores das revista médicas ajudam e apoiam os piores comportamentos, que a quantidade de pesquisa de má qualidade é alarmante, e que os dados são manipulados para que se encaixem com as teorias a serem defendidas.

Segundo o Dr. Horton, as confirmações importantes são muitas vezes rechaçadas e muito pouco é feito para corrigir as más práticas.

Dra. Marcia Angell

Outra das vozes prestigiadas que se somam às denúncias, foi a Dra. Marcia Angell, editora chefe da revista New England Medical Journal (NEMJ), considerada outra das revistas médicas mais prestigiadas do mundo:

Simplesmente, já não é possível acreditar em grande parte da pesquisa clínica que é publicada, ou confiar no juízo dos médicos de confiança ou nas diretrizes médicas autorizadas. Não me ´da nenhuma prazer esta discussão, a qual entrou lentamente e com relutância ao longo das minhas duas décadas como editora da New England Journal of Medicine“.

Leia também: “A Máfia Médica” e a Indústria da Doença

Como vemos, são denúncias muito fortes de pessoas prestigiadas do mundo da medicina e que demonstram o que muita gente tem denunciado há muito tempo: a ciência médica está corrompida e dado que baseia-se muito suas conclusões em estudos manipulados e falsos que, atualmente, já não atua como uma ciência… [FONTE]

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!