Genes estrangeiros: Cientistas descobrem que parte do DNA não vem de qualquer antepassado conhecido

3

Você já ouviu falar da transferência horizontal de genes (THG)? É um processo em que um organismo transfere material genético para outra célula que não é sua descendente.
Essa ideia é contraditória com o nosso velho modelo de evolução, que afirmava que as espécies só iriam evoluir a partir da transferência vertical, que ocorre quando um organismo recebe material genético do seu antecessor, como dos pais ou de uma espécie a partir da qual evoluiu.
A maior parte da investigação em genética tem focado na mais prevalente transferência vertical, mas, recentemente há uma percepção maior que a transferência horizontal de genes é um fenômeno significativo.
No estudo realizado pela BioMed Central, pesquisadores relatam que nós humanos temos genes “estrangeiros” – que não foram passados por nossos ancestrais – e propõe que estes teriam sido adquiridos de microrganismos que coabitaram o mesmo ambiente que o nosso em um passado remoto.
O principal responsável pela pesquisa Alastair Crisp, da Universidade de Cambridge, disse: “Este é o primeiro estudo a mostrar quão amplamente a transferência horizontal de genes (THG) ocorre em animais, incluindo seres humanos, dando origem a dezenas ou centenas de genes ativos “estrangeiros“. Surpreendentemente, longe de ser uma ocorrência rara, parece que a THG tem contribuído para a evolução de muitos – talvez todos – os animais e que o processo está em curso, o que significa que poderemos ter de reavaliar a forma como pensamos sobre a evolução.”

Os pesquisadores estudaram os genomas de 12 espécies de Drosophila, quatro espécies de vermes nematoide, e 10 espécies de primatas, incluindo humanos. Eles calcularam quão bem se alinhava cada um de seus genes com os genes similares de outras espécies para estimar a probabilidade de que eles fossem de origem estrangeira. Em comparação com outros grupos de espécies foram capazes de estimar a data provável em que os genes foram adquiridos.

Confirmou-se que vários genes tinham sido adquiridos através da THG. Em seres humanos, verificou-se que 17 genes foram adquiridos por transferência horizontal, e outros 128 genes externos que até agora não tinham sido detectados a origem. Isso aponta para a possibilidade de algo inusitado ter ocorrido em nossa evolução, talvez algo um pouco mais “alienígena”. Será que em algum momento de nossa história aconteceu alguma manipulação genética? O que você pensa sobre isso?
FONTE

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.