No dia 12 de agosto acontece o pico da chuva de meteoros Perseidas: O que é uma chuva de meteoros? Como observar? Será visível no Brasil?

Chuvas de meteoros acontecem quando a Terra passa por uma região repleta de fragmentos espaciais deixados por um cometa ou um asteroide. A chuva de meteoros Perseidas (ou Perseídeas), assim como a maioria, acontece todos os anos, e conforme consta no calendário das principais chuvas de meteoros do ano, ela é resultado de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III. Na verdade, a chuva de meteoros Perseidas acontece entre os dias 23 de julho a 22 de agosto, mas é na madrugada do dia 12 para o dia 13 de agosto que acontece seu pico (momento em que uma maior quantidade de meteoros pode ser observada.

A taxa da Perseidas (quantidade de meteoros observáveis) durante seu pico é de 80 meteoros por hora, porém, segundo a NASA e o astrônomo francês Jeremie Vaubaillon, da Sociedade Astronômica Real, podemos esperar por um “outburst” (uma quantidade ainda maior de meteoros) especialmente nesse ano, quando acredita-se que mais de 100 meteoros possam riscar o céu a cada hora.

radiante da chuva de meteoros Perseidas
Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2015

Como foi dito anteriormente, a chuva de meteoros Perseidas tem seu pico na madrugada do dia 12 para o dia 13 agosto, e nenhum equipamento é necessário. Basta se sentar ou deitar em uma posição confortável e olhar para o céu na região da constelação de Perseus, que é o radiante da chuva (por isso o nome Perseidas). A constelação de Perseus pertence ao hemisfério norte, e no hemisfério sul ela é vista próxima do horizonte nordeste. Por conta disso, quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, mais fácil será de observar os meteoros.

Um fator positivo nesse ano é que o pico dessa chuva ocorre durante a Lua Nova, portanto poderemos observar uma maior taxa de meteoros, uma vez que não haverá sua luz para ofuscá-los. Dê preferência para regiões longe de cidades grandes, ou de postes de luz, pois quanto mais escuro for o céu, mais meteoros poderão ser vistos.

Olhe para a direção norte / nordeste do céu, pois é de lá que a maior parte dos meteoros surgirão. Mas mesmo assim, fique de olho em outras partes do céu, pois muitas “estrelas cadentes” poderão riscar outras regiões do firmamento.

Um fato curioso sobre a chuva de meteoros Perseidas é que ela é conhecida por produzir meteoros bola de fogo chamados EarthGrazers. Esses meteoros surgem no horizonte e parecem escalar o céu em direção ao ponto mais alto do firmamento, sendo mais lentos e mais coloridos do que o de costume.

Além disso, teremos outras chuvas de meteoros até o final do ano.

Acompanhe a chuva de meteoros diretamente no site Galeria do Meteorito

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!