Muito se fala sobre o Espírito e suas ações, funções e capacidades que vão além do nosso conhecimento, mas qual seria a real relação entre o Espírito e o corpo físico?

O Espírito é considerado a verdadeira identidade e inteligência de um indivíduo, é uma parte da energia inteligente universal que compõe as características gerais de uma pessoa quando em seu corpo físico ou até mesmo fora dele, como acontece por exemplo quando estamos dormindo, também é denominado Alma quando está unido ao corpo físico, no qual todos nós estamos agora, ou seja, o Espírito habita o corpo físico e dá a ele todas as funções e características, sejam elas físicas, emocionais ou psíquicas.

O corpo físico por sua vez é a matéria densa, do qual podemos tocar, manipular e conseqüentemente ser influenciado, ou seja, é o corpo composto por células, órgãos, líquidos e tecidos do qual de fato conhecemos.

Mas há algo que vai além dessas definições, que é justamente a junção do Espírito com o Corpo, essa ligação é vista de diversas maneiras pelas diferentes religiões e doutrinas espalhadas pelo orbe terrestre, a mais aceita é a de que o Espírito (Alma) habita o corpo físico através de uma junção de ligações energéticas que chamamos de Peri–espírito, um corpo fluídico de natureza etérea semimaterial, é um envoltório do corpo físico, uma ponte entre o Espírito propriamente dito e o corpo material.

Essa junção é fixa e intermitente enquanto encarnado (vivo), pois é através dessa ponte que o espírito poderá realizar suas ações sobre o corpo, tendo em conta de que um espírito encarnado trás em sua memória de vidas passadas todas as informações das vivencias pregressas, muitas vezes é comum o corpo físico apresentar alguns detalhes como conseqüência disso, que podem ser simples sinais inexplicáveis na pele, como também deficiências e até mesmo malformações em órgãos ou estruturas internas, do qual faz parte do Carma.

Essa união permite também a impressão no espírito das atitudes tomadas pela pessoa durante sua vida, isso envolve o tipo de vida, sua ações, tipos de pensamentos, e todas as características gerais que servirá como um histórico para a determinação de suas vidas posteriores.

Porém, da mesma forma que o Espírito pode realizar ação sobre o corpo físico, o efeito contrario é muito freqüente e quiçá mais importante do que o primeiro. Como disse anteriormente, todas as ações e hábitos do corpo em determinada vida será carimbada no

Reflexão

Espírito, e chamo a atenção a esse assunto em particular, como uma forma de reflexão sobre nosso estilo de vida e nossos objetivos como espíritos encarnados. O cuidado com o corpo vai muito além da saúde assim como conhecemos, mas é uma forma interina de nos mantermos num padrão de vibração saudável, do qual poderemos dar a oportunidade ao espírito de seguir seu real objetivo, isso se baseia não somente numa alimentação saudável, mas também no tipo de pensamento que predomina durante a maioria do tempo, nas palavras que falamos e nas ações que praticamos.

Tudo isso é somado, e a partir daí é que vamos determinar se somos pessoas saudáveis ou pseudo-saudáveis, atualmente existe uma grande massa de pessoas que são consideradas sedentárias, ou seja, vivem uma rotina privada de exercícios físicos e muitas vezes acompanhada de má alimentação e obesidade, digo má alimentação não somente as más escolhas dos alimentos, mas também como o exagero da mesma, comendo mais do que o organismo necessita, abrindo as portas a doenças e obsessões, principalmente quando tudo isso vem acompanhado pelo estresse do dia-a-dia, vemos uma ascensão de casos relacionados a esses problemas como doenças cardíacas, hipertensão, depressão, baixo estima, falta de esperança no porvir que a curto e em longo prazo causam danos muitas vezes irreversíveis.

Nossas atitudes como pessoa também entram nesse contexto como saúde psíquica ou mental, o que chamamos de ética e valores são ferramentas magníficas para nos mantermos num padrão alto de vibração, evitar sentimentos como a inveja, a raiva, pensamentos negativos, ódio e todos os vícios destrutivos nos permite manter uma porta aberta ao caminho da evolução espiritual, assim como facilitar as ações positivas de energias superiores.

Incluo também entre esses problemas a falta de elevação da mente, no sentido de nos conectarmos com as forças superiores que regem o universo, revisando que o espírito é parte dessa energia universal, veremos que é fundamental ter um balanço com essas energias, não só para sua renovação, mas também como uma forma de nos guiarmos pelo caminho predeterminado para cada um de nós, isso pode ser feito através da meditação, oração, concentração, leitura, contato com a natureza e diversas outras formas, sempre seguindo esse objetivo.

Como finalização, podemos ver que há uma ligação recíproca entre Corpo e Espírito, e que a nivelação nessa ligação é a base para uma vida sana, seja ela física ou psíquica, uma vida regrada de bons costumes, boas ações, alimentação saudável e responsável significará uma vida próspera e principalmente com uma grande evolução na escada do desenvolvimento no “eu” interior.

About Author

Médico Veterinário; Professor; Acadêmico de Medicina. Realiza pesquisas nas áreas da Ciência, Espiritualidade, Ufologia e cotidiano. Tem como objetivo o desenvolvimento de novas teorias e a disseminação do conhecimento para interesse comum.