“Depois da Venezuela, EUA virão por Argentina e Brasil” diz Atilio Borón

0

Brasil e Argentina, os próximos da lista

O posicionamento estratégico para uma intervenção ao Brasil e Argentina já foi feito há muito tempo e a maioria do povo brasileiro e argentino não sabe.

Primeiro os EUA deixaram bases militares na América do Sul, já prevendo que poderiam atacar qualquer país da região num futuro próximo. As bases militares norte-americanas na Colômbia são um exemplo.

Em condições de agressões por parte dos Estados Unidos contra a Venezuela, é indispensável a solidariedade na região latino-americana, porque EUA “não só vêm pela Venezuela, também vêm por nós [Argentina] e por Brasil“, alerta o escritor e politólogo argentino Atilio Borón.

Dias atrás, Obama decretou que a situação na Venezuela é uma “ameaça extraordinária e inusual para a segurança nacional e política exterior” dos EUA. A respeito, Borón assinala que “cada vez que os Estados Unidos emitiram uma destas declarações, houve depois uma guerra ou uma série de atentados ou comoções sociais“, publica o portal Diario Junio.

Nesse contexto, afirmou que quando “há uma pauta de conduta sistemática, é melhor que tomemos algumas precauções para evitar que aqui volte a se repetir aquilo“, disse referindo-se aos casos de agressões dos EUA contra outros Estados que a história relembra.

Entretanto, Borón diz que o Estado americano está enfrentando um “momento muito difícil, porque perde posições nos diferentes teatros de operações do mundo”. Como exemplo, indicou que têm problemas na Europa com a Rússia e Ucrânia, assim como no Oriente Médio.

“Nesse marco, a Venezuela aparece como o grande provedor de petróleo dos EUA. Não têm o petróleo da Europa, não podem ter o petróleo do Oriente Médio nem o da África, então vêm a Venezuela”, afirmou.

Na opinião do politólogo, os EUA querem apoderar-se do petróleo venezuelano para manter ativa sua maquinaria bélica, com o qual Washington buscará algumas situações para justificar uma invasão à Venezuela, acredita.

Fonte: RT | Forum ANOM

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!