Dia do Professor

0

Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil e dizia que todas as cidades deveriam ter escolas com esse tipo de ensino. Este decreto também falava sobre as matérias básicas, sobre como os professores deveriam ser remunerados e sua importância para o desenvolvimento do país. Se esse decreto tivesse sido cumprido na sua essência até os dias atuais, o professor seria muito mais valorizado, respeitado e ser um professor seria um grande motivo de orgulho, como deveria ser. Enfim, gostaria de fazer uma homenagem a todos os professores e escolhi uma historinha bem humorada, de um autor desconhecido, que mostra como seria o Sermão da Montanha, em uma versão brasileira bem atual.

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e pediu aos seus discípulos que se aproximassem. Ele os preparava para serem os futuros educadores, capazes de transmitir a Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:

Em verdade, vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles…

Pedro o interrompeu: Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou: é para copiar?

Felipe lamentou: Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber: Vai cair na prova?

João levantou a mão: Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou: O que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se: Foi o outro Judas que perguntou.

Tomé questionou: Tem uma fórmula para provar que isso está certo?

Tiago Maior indagou: Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou: Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou nervoso: Mas porque não dá logo a resposta e pronto?

Mateus queixou-se: Eu não entendi nada! Ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha ensinado nada a ninguém, perguntou a Jesus: Isso é uma aula? Onde está seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?  Quais são os objetivos gerais e específicos?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: Exijo a aprovação da maioria da turma, para que os índices de aprovação comprovem os resultados de nosso ensino de qualidade.

E foi nesse momento que Jesus disse: Pai, por que me abandonastes?

About Author

Célio Pezza é escritor e colunista de diversos jornais e revistas no Brasil. Seus romances misturam ficção com realidade e trazem fortes mensagens por trás de cada história. Seu livro As Sete Portas foi traduzido para o inglês e editado no Canadá, EUA e Inglaterra. Sua mais recente obra, A Tumba do Apóstolo, foi lançada em 2014.