Estresse, uma pedra no seu caminho

0
A palavra é muito conhecida por todos, o Estresse vem se tornando um companheiro quase inseparável do homem moderno, mais você sabe o que é e o que ele pode causar?

É cada vez mais comum as pessoas estarem sob estresse, muitas vezes ele é até mesmo imperceptível para muitos, mas pode causar danos e efeitos graves no organismo e também no psíquico, sempre é acompanhado por uma rotina com muitos afazeres e preocupações, além dos problemas e dificuldades do dia-a-dia. Afinal quem nunca sentiu sua saúde atingida por uma rotina cheia de estresse?!

Mas não são somente situações complicadas que causa o estresse, ele também pode vir de coisas simples como uma rotina sem mudanças, ou até mesmo frente a uma mudança muito brusca, sendo muitas vezes até benéfica as nossas vidas, mas que acaba causando um desgaste emocional e físico muito grande, um exemplo seria a realização de uma prova para uma promoção no trabalho ou até mesmo uma entrevista para um emprego melhor.

O que é?

O estresse é um conjunto de reações do físico e emocional frente a uma adversidade, seja ela ambiental ou psicológica, e que causa como conseqüência sinais típicos como nervosismo, dores de cabeça, dores musculares principalmente na região da nuca e nas costas, falta de concentração e dores de estomago.

Pesquisas comprovaram que o Estresse está presente na maioria das doenças da atualidade, sendo ele um agravante e muitas vezes chegando mesmo a ser o precursor das mesmas, isso porque o estresse desencadeia uma série de mudanças a nível molecular no organismo, e uma das principais é a diminuição da imunidade, abrindo portas para infecções oportunistas ou agravando doenças já existentes. Ele também é muitas vezes um freio no nosso desenvolvimento, nos deixando paralisados frente a novas atitudes, projetos e nível de vibração energética benéfica, e isso ocorre sem nos darmos conta.

Mas nem tudo é tão ruim quanto parece, o estresse quando controlado (já que é quase impossível eliminá-lo do cotidiano) pode se tornar um auxiliar em vez de vilão. Quando uma pessoa passa a entender melhor esse fenômeno e sabe em quais pontos deve trabalhar para isso, com certeza isso será um avanço enorme, e como conseqüência terá uma saúde mais previsível. Além disso, o estresse teve uma importância fundamental no nosso desenvolvimento como humanos e como espécie, pois o estresse funciona como uma barreira de proteção, um alarme, nos colocando atentos ao que acontece ao nosso redor, isso funcionava muito contra os predadores e nos dias de hoje é imprescindível a muitos animais.

Como controlar?

Para controlar e prevenir as causas do Estresse no dias de hoje necessitamos primeiramente saber que devemos cortar o mau pela raiz, ou seja, devemos eliminar ou diminuir ao máximo da nossa rotina as situações que mais nos causam problemas, cada um é sensível a fatores mais ou menos específicos. Exercícios como o controle da respiração, meditação, ioga e até mesmo uma simples caminhada diária diminuem muito a incidência do estresse, além claro de uma alimentação balanceada e saudável, pois quando falamos de corpo e emocional devemos saber que tudo é interligado, sem nenhuma exceção. De efeito não é tão fácil quanto parece colocar todas essas ações em marcha de uma só vez, mas temos que ter em mente que controlando o estresse vamos preparar nosso corpo para um caminho mais saudável e mais produtivo, e conseqüentemente só temos a ganhar.

About Author

Médico Veterinário; Professor; Acadêmico de Medicina. Realiza pesquisas nas áreas da Ciência, Espiritualidade, Ufologia e cotidiano. Tem como objetivo o desenvolvimento de novas teorias e a disseminação do conhecimento para interesse comum.