A história de uma comunidade na serra gaúcha que está abraçando uma revolução na educação.

A Ayni é além de uma escola, um espaço inspirador, um farol de luz que convida primeiramente os adultos a uma reconstrução de suas perspectivas sobre a vida, sobre o sentido de estar aqui.

Essa é a verdadeira transformação em nossa sociedade, em em todos os pilares que a sustentam como economia, politica e educação: A mudança primeiro do ser, dos adultos. Essa é a revolução! O adulto que “volta pra casa” que volta a conectar com a terra, com sua criança interior, com seus sonhos. E então desde esse ponto está pronto para ver o mundo de uma forma diferente, a começar pela relação com as crianças.

A Escola Ayni nasceu de uma jornada de 3 anos pelo mundo, o projeto é a expressão dos ideais de um jovem que decidiu mudar sua vida e empreender uma aventura de auto conhecimento e descobertas de nossa verdadeira essência como seres humanos.Foram mais de 40 projetos visitados pelo mundo, muitos foram pesquisados em uma viagem de 8 meses em uma pequena motocicleta desde o Alasca até o Uruguai, aventura que tinha primeiro de tudo o objetivo de conhecer as iniciativas em educação e pedagogia que estão dando certo pelas américas.

X0IVtxi.jpg

Partida da viagem de pesquisa à escolas no Círculo Polar Ártico

yTvU5Yn.jpg

A Ayni é o resultado dessa viagem, interior, dessa reconexão, de muita observação das diferentes culturas e práticas educacionais pelo mundo.Todas as propostas de nosso projeto seguem as leis e paramêtros curriculares do país, as quais permitem autonomia pedagógica e administrativa para as escolas . E são essas novas possibilidades que a Ayni está propondo. Inspirada por pedagogias como Montessori, Escola da Ponte, Educação Viva e outras, a Ayni quer inspirar o governo, e demais escolas, mostrar que é possível uma nova forma de ver a criança e propor um espaço acolhedor onde elas se sintam seguras, honradas e respeitadas a expressarem quem elas realmente são.

LGXWrAQ.jpg

Dinâmicas de aprendizagem sem provas, sem padrões de classes, sem divisão de turmas por idade, sem as aulas como conhecemos hoje, mas com toda a energia e vontade desses pequenos mestres em aprender o que desejam em um ambiente que inspira a autonomia e a busca por conhecimentos úteis para a criança.

OAW09Xi.jpg
A Ayni é isso, um convite a cada detalhe, para nos reconectarmos com nossa magia, nossos dons, nossos sonhos que ficaram lá atras
Um espaço para a criança, que é um mestre, se expressar, ser quem veio ser, e realizar sua missão. Um lugar de troca e aprendizados entre adultos e crianças. Todos mestres uns dos outros.

GOSTOU DO PROJETO? CONTRIBUA AQUI PARA QUE ELE SE TORNE REALIDADE! AS OBRAS JÁ COMEÇARAM E TODA AJUDA É BEM VINDA! 

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!