A nova moda das dietas é apostar no café verde. O grão é muito mais poderoso do que o café comum e é extraordinário para ajudar a emagrecer e queimar gorduras, além de dar muito mais disposição. Contudo, também há o jeito certo de consumir para poder usufruir desses benefícios.

O que é

O café preto comum, consumido com frequência no Brasil, é feito a partir de grãos torrados. Antes de passarem pelas altas temperaturas, eles não tinham a coloração amarronzada tão conhecida, eram grãos verdes. Portanto, o café verde nada mais é do que os grãos que não foram submetidos a esse processo de queima. Sem passar pela torra, o café tem muito menos aroma e o sabor também é diferente, podendo ser mais amargo.

Grão é mais potente que o café comum e tem jeito certo de consumir

Benefícios do café verde

Segundo a endocrinologista Dra. Tatiana Cunha, o grão do café verde é mais potente porque tem duas vezes mais cafeína que o grão torrado. Essa propriedade faz com que ele entre no grupo dos alimentos termogênicos e emagrecedores de maneira mais efetiva do que o café comum. Isso porque a cafeína favorece a perda de peso, além de promover a oxidação de gorduras corporais e facilitar a sua eliminação. Já a disposição vem pela característica de inibir as adenosinas, substâncias responsáveis por induzir o sono.

Possui também uma alta quantidade de antioxidantes, que limpam as células e fazem o organismo funcionar melhor. Tatiana aponta: contém de 0,06% a 0,32% de teobromina, teofilina, taninos e flavonoides.. Tem ainda uma média de 15% de proteína, além de aminoácidos como ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina.

No café verde há também duas vezes mais ácido clorogênico, presente em uma quantidade que varia de 5% a 10%. Ele diminui a absorção de glicose no intestino, inibindo assim a enzima responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea. Sendo assim, o café verde combate a diabetes.

O potencial antioxidante do café verde fez com que as pesquisas em torno de produtos cosméticos utilizando seus princípios ativos fossem intensificadas. Isso por que a ação antioxidante do ácido clorogênico atua no combate aos radicais livres, os vilões do envelhecimento, e protege contra as radiações ultravioletas.

Suplemento de café verde e o emagrecimento

O café verde ajuda a emagrecer porque tem a capacidade de absorver parte das gorduras ingeridas e também de controlar a absorção de açúcar pelo organismo. Além disso, o café verde contém mais cafeína do que o café torrado, o que contribui para acelerar o metabolismo.

O café verde difere do café torrado num composto muito interessante, chamado de ácido clorogênico. Esse ácido, que acontece naturalmente no nosso organismo, tem um sabor extremamente amargo, e por isso é removido do café que se bebe, pelo seu paladar indesejado.

O seu extrato ajuda a queimar a gordura de maneira mais eficiente, ao impedir a absorção rápida da glicose, dando uma grande ajuda a um dos órgãos que mais trabalha no nosso corpo, o fígado. Assim, o corpo tem a tendência de ir buscar a energia naqueles depósitos de gordura que desejamos que desapareçam.

Além de dar energia, um novo estudo aponta que o extrato dos grãos pode ajudar a emagrecer. O trabalho científico, da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, Estados Unidos, o estudo sugere que o ácido clorogênico, presente apenas nos grãos não torrados, poderia auxiliar na perda de até 10% do peso.

Já um estudo duplo-cego publicado em Janeiro de 2012 na revista de estudos científicos “Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity” chegou à conclusão de que o café verde ajuda mesmo a emagrecer, os participantes do estudo perderam em média 8 quilos em doze semanas, sem mudar nada em sua dieta, e sem aumentar os exercícios físicos.

Se você está com medo do excesso de cafeína, procure pelos suplementos com pouca ou nenhuma cafeína. Porem em minha concepção é fundamental incorporar uma atividade física que goste para a vida toda e seguir um plano alimentar harmônico e quanto mais colorido e variado melhor.

Há algumas formas de encontrar o produto. A mais comum é em cápsulas de café verde.
FONTE

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!