Costa Rica fecha 2015 com 99% de energia renovável

0

Chegando ao fim de 2015, a Costa Rica anuncia que produziu 98,95% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis, conforme relatado pelo Centro Nacional de Controle de Energia Ice.

Além do ganho com a preservação ao meio ambiente, os cidadãos do país foram beneficiados com a queda de 12% no custo da energia este ano e segundo o mesmo instituto espera-se que as tarifas continuem caindo no futuro. O instituto disse que mesmo que 2015 tenha sido um ano muito seco, foi possível estar a frente de suas metas.

O objetivo é tornar o país neutro em carbono até 2021, não apenas alcançando 100% de energia renovável, mas também querem limpar o consumo de energia em geral, como por exemplo libertando o setor de transporte dos combustíveis fósseis, tornando-se menos dependente da energia hidrelétrica, adicionando mais usinas de energia geotérmica e aproveitando da energia de outras fontes.

A Costa Rica tem sorte de ter uma riqueza de fontes de energia renováveis ​​para escolher. A maior parte de sua produção de energia é gerada por hidrelétrica, graças a um grande sistema fluvial e chuvas tropicais pesadas. O resto é composto de uma mistura de energia geotérmica, eólica, biomassa e solar. Mas não é o único país que declarou guerra aos combustíveis fósseis. O Uruguai também mudou radicalmente seu modelo de energia para obter 94% de sua energia limpa, e a Dinamarca também foi capaz de gerar 140% da sua demanda de energia através do vento, em um determinado dia este ano. Nicarágua e outros países da América Central também estão fazendo esforços para assegurar que em 2017, 94% de sua energia seja proveniente de fontes renováveis.

Com os novos incentivos do governo brasileiro às renováveis, esperamos que possamos alcançar resultados parecidos nos próximos anos.

FONTE

About Author

Estudante no curso Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.