A Contra-informação nas redes sociais para descredibilizar as pesquisas sérias sobre o que está acontedendo

1

Neste artigo, a autora desvenda a mentira da Hunter’s Moon, colocada nas redes sociais para dizer que as fotos do Elenin, em todo o mundo, são falsas ou fakes.

Segue a matéria traduzida, e antes que alguém fale alguma coisa, estamos precisando urgente de tradutores de língua inglesa, por isso podem existir algumas imperfeições na tradução.

Observem principalmente as informações desencontradas dos cientistas sobre o fenômeno.

“Hunter’s Moon não cria a ilusão de dois sóis, não é um milagre, ocorre anualmente, e as imagens on-line que pretendiam mostrar Hunter’s Moon deste ano são realmente muito mais velhas.

“O milagre aconteceu ontem. EUA e do Canadá viu dois sóis. Isto é chamado de Hunter’s Moon. Devido à mudança de órbita, o sol se põe e a lua sobe ao mesmo tempo, com ambos ficando em frente um ao outro em um determinado ângulo e grau e a lua reflete o sol de forma tão brilhante que quase se sente como um outro sol. O efeito permanece por dois dias.”

Origens: Em 4 de novembro de 2015, um usuário do Facebook publicou as três fotografias (dois singles e um conjunto combinado) e as observações acima reproduzidas, alegando que as imagens retratavam um fenômeno chamado de “Hunter’s Moon”.

De acordo com a informação, a ocorrência dessa lua permite que alguns moradores da América do Norte possam ver o que parece ser dois sóis no céu.

No entanto, a nomenclatura utilizada era imprecisa, porque Hunter’s Moon (Lua de Caçador) não tem nada a ver com a ilusão óptica de dois sóis:

Hunter’s Moon é apenas um nome. É o nome para a lua cheia após o Harvest Moon, que é a lua cheia mais próxima do equinócio de outono. No hemisfério norte, o Harvest Moon às vezes cai em setembro e às vezes cai em outubro. Assim, a Hunter’s Moon às vezes cai em outubro e, por vezes, em novembro.

Hunter’s Moon é apenas uma lua cheia normal, com um caminho especial em todo o nosso céu. A maioria das Hunter’s Moon não são realmente maiores ou mais brilhantes. Elas não são definitivamente mais coloridas do que qualquer outra lua cheia. Ainda assim, muitos de nós pensamos que a Hunter’s Moon sempre parece maior … ou mais brilhante … e muito mais laranja do que o habitual.

A primeira lua cheia depois do equinócio de outono (conhecida como Hunter’s Moon) ocorreu em 26 e 27 de outubro em 2015, e não em 03 de novembro de 2015, como o post do Facebook sugeriu. Como também as fotografias do anexo, duas delas não estavam relacionadas com a lua cheia de 26-27 de outubro de 2015.

Um dos marcadores mais confiáveis de uma história mais tarde fabricada, para caber em uma fotografia existente é a publicação anterior de uma imagem idêntica. Neste caso, ambas as fotografias de uma “Hunter’s Moon” foram publicadas em um fórum em língua árabe em 13 de Outubro de 2015 (antes da lua do caçador do ano) com uma explicação muito diferente das suas origens (traduzida aproximadamente como segue):

“Imagens de um estranho fenômeno transmitido no Canadá ilustram a emergência de um céu Shamseen no Canadá, Inglaterra, China e Rússia. Um astrônomo disse que este fenômeno é muito normal e é resultado de uma convergência com Júpiter e o reflexo da luz solar de volta para a Terra. Esse fenômeno ocorre a cada 139 anos.”

Notavelmente, a alegação diz que o fenômeno dos “dois sóis” é atribuído ao fenômeno alegado para a visibilidade de Júpiter, e que ocorre aproximadamente uma vez a cada século e meio (enquanto que as Hunter’s Moon ocorrem anualmente).

Outra coisa, em 31 de agosto de 2015, um artigo em árabe mostra que as fotos remontam, pelo menos, a mais longe, colocando o horizonte representado na Tunísia (não os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, ou a Rússia). A imagem que caracteriza montanhas é ainda mais antiga (e apareceu em julho de 2008), e ofereceu ainda outra explicação para o fenômeno “dois sóis”:

“As redes sociais pegaram uma imagem tomada no nascer do sol no domingo, na cidade marroquina de Tânger. Os cientistas enfatizaram que é um fenômeno natural que aparece ao amanhecer e resulta de cristais de gelo que se acumulam na atmosfera, com a luz solar refletindo sobre esses “pools de cristal” e criando o que parece ser um segundo sol.”

Enquanto a primeira lua cheia depois do equinócio de outono é chamada de Hunter’s Moon, essa designação é simplesmente um nome que não tem nenhuma relação com a ilusão de sóis duplicados no céu.

Imagens que circulam nas redes sociais, juntamente com o rumor, foram publicados antes da Hunter’s Moon da tarde de outubro de 2015 e, portanto, não eram representações desse evento.”

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!

  • Savannah

    Ton, sobre tradutores para seu site, me chamo no e-mail. Abraços.