Estudo sugere: A velocidade com que envelhecemos é definida no útero de nossas mães

0

De acordo com um estudo da Universidade de Cambridge, o processo de envelhecimento pode começar antes mesmo de nascermos – dentro do útero de nossas mães. Em um release publicado recentemente, os pesquisadores revelam um estudo realizado em ratos, que mostrou que progenitoras que recebem antioxidantes durante a gestação dão a luz a filhos com uma tendência a envelhecer de forma mais lenta durante a vida adulta. Além disso, de acordo com o documento, a presença de baixos níveis de oxigênio no útero das mães está ligada a um envelhecimento mais veloz por parte dos filhos. Baixos níveis de oxigênio no útero podem ser causados, por exemplo, pelo hábito de fumar durante a gestação, dizem os pesquisadores.

O release explica que para medir a ‘velocidade de envelhecimento’ dos ratos utilizados no estudo, eles observavam o tamanho dos telômeros (presentes nos cromossomos, onde está nosso DNA). Analisando o comprimento dos telômeros, especialistas podem medir o envelhecimento de um indivíduo.

Para o experimento, os cientistas separaram um grupo de fêmeas grávidas em um ambiente com 7% menos oxigênio que o normal, para analisar como isso poderia afetar a gestação. Eis que os resultados mostraram que os ratos que nasceram dessas fêmeas possuíam telômeros menores que os filhos de gestações que não enfrentaram dificuldades, além de enfrentar alterações no revestimento interno de suas veias – o que indica a tendência de um envelhecimento precoce, além da predisposição para doenças cardíacas. No entanto, quando as fêmeas desse mesmo grupo recebiam antioxidantes, essas alterações eram diminuídas. De acordo com os pesquisadores, mesmo os ratos que nascem de gestações ‘tranquilas’ se beneficiam do uso de antioxidantes – possuindo telômeros maiores.

“Nosso estudo em ratos sugere que o relógio do envelhecimento começa a contar mesmo antes de entrarmos nesse mundo, o que pode ser surpreendente para muitas pessoas”, disse Dino Giussani, do Departamento do Fisiologia e Neurociência da Universidade de Cambridge. FONTE

 

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!