Os Iluminados

0

“Uma vez perguntaram ao mestre Buda porque tão poucas pessoas iluminadas existiam. Será que é tão difícil assim perceber a própria iluminação?

Buda respondeu: “Faça uma experiência. Vá ao vilarejo mais próximo e durante todo o dia pergunte a diversas pessoas o que elas mais querem na vida”. Eis que o discípulo foi e voltou no fim do dia para falar com o mestre.

“Conversei com muitas pessoas. Muitas respostas. Algumas querem um bom casamento, outras desejam muito dinheiro, outras almejam fama e poder, e ainda outras querem prestígio, reconhecimento…”

Então Buda respondeu: “Já tens tua resposta. Muito poucas pessoas desejam a iluminação, que é simplesmente uma vida natural e simples. Tão natural que a paz que procuram já está no vento que sopra, no ar que respiram, na nuvem que passa, no sol que aquece, e na chuva que molha”.

Esse texto fala sobre uma grande verdade. Pouquíssimas pessoas estão comprometidas em buscarem a iluminação. Quero antes de mais nada lhe afirmar com todas as letras que eu erro muito e tenho muitos medos que preciso vencer, por saber disso sou incapaz de me considerar um iluminado.

Mas posso lhe dizer com relação a mensagem do Gautama Buda, talvez esteja dentro de uma minoria de pessoas que busca a SABEDORIA e a FELICIDADE autêntica antes de qualquer outra coisa, e isso faz absolutamente toda a diferença.

A busca por fama, títulos, poder e coisas materiais não pode NUNCA levar ninguém à felicidade e iluminação, porque tudo isso pertence ao mundo da MATÉRIA, do EGO. A única forma de se tornar iluminado é buscando o que é espiritual.

Quem já leu um pouco sobre o Gautama Buda e tantos outros iluminados certamente já deve ter percebido que eles eram bastante SILENCIOSOS e MEDITATIVOS. Por quê? Exatamente porque só podemos acessar o que há de mais profundo dentro de nós através do silêncio. Iluminação não combina com barulho e dispersões…

Talvez com essa afirmação você esteja começando a compreender porque existem tão poucos iluminados no mundo de hoje, não é mesmo?

Com toda a evolução tecnológica e aceleração do trabalho, quase ninguém consegue mais silenciar e olhar para dentro de si mesmo.

Toda essa distração e dispersão só tem levado a mais desequilíbrios e perda do sentido da vida.

Precisamos nos reconectar com a nossa essência e esse texto é um apelo a isso. Leia com atenção e carinho essas palavras. Será que você não anda correndo demais atrás daquilo que não é o essencial? Será que todo esse estresse que você vem sentindo não é porque você tem medo de parar e confrontar as suas sombras?

Apenas essas duas perguntas são suficientes para longas reflexões. Já escrevi bastante sobre a 1ª, mas se fosse escrever com detalhes sobre a 2ª esse texto ficaria imenso.

O silêncio profundo atemoriza a todos nós, porque no silêncio somos levados a mergulhar dentro de nós mesmos, e nesse mergulho acabamos encontrando todo aquele lixo que vive guardado desde a nossa infância.

Porém, digo a você sem medo! Se quiser ser plenamente feliz, você precisa vencer esse medo de vasculhar o seu passado e todas as dores antigas que você foi jogando para debaixo do tapete, ou seja, para as suas sombras…

Veja o Buda! Ele se tornou um iluminado aos 35 ou 36 anos, após muitos anos de total entrega a isso. Jesus Cristo também passava temporadas e temporadas em retiro, sozinho, para retirar de dentro de si todo medo que ainda existisse. Jesus sentia medo sabia? Ao contrário do que muitos pensam, ele venceu os seus medos porque teve CORAGEM e GARRA, e por isso se tornou um iluminado, talvez o maior avatar da história da humanidade.

Vendo todos esses exemplos, são neles que me miro, o meu ser mais profundo almeja ser pelo menos um pouquinho do que esses avatares foram. Sei que a estrada é longa e tortuosa, mais seus frutos são doces e as sementes lançadas para as pessoas também.

Sigamos juntos essa jornada para dentro de nós mesmos e façamos um check-up geral das nossas prioridades. Só assim poderemos nos tornar, quem sabe um dia, iluminados!

Concluo com esse questionamento. Quais têm sido atualmente as suas PRIORIDADES? A resposta sincera a essa pergunta pode com certeza acender uma luzinha lá dentro do seu coração e lhe fazer se conectar com o seu espírito!

FONTE

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.