Ayurveda – Doshas

0

Para a Ayurveda existem cinco forças da natureza que se combinam dinamicamente para formar o nosso organismo: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. Esta combinação, chamada Prakritti (ou dosha), organiza todas as funções físicas, mentais e emocionais necessárias para a vida. O modo como vemos, pensamos e sentimos são a nossa prakrutti – o resultado da combinação única dessas energias sutis.

Descobrir a nossa prakritti é uma oportunidade para entender melhor a nossa individualidade. Ao nos familiarizarmos com a nossa natureza, aprendemos a nos manter em harmonia, conquistando uma vida equilibrada, bem estar, saúde e beleza.

Todas as formas de vida combinam os três doshas, cada qual de maneira única, portanto, não é necessário termos 33,3% de cada dosha para que nossa natureza seja boa – toda prakriti é boa quando equilibrada.

Esse informativo serve somente para despertar o conhecimento sobre os Doshas. Para uma avaliação precisa, consulte um especialista.

Pitta

Quando a proporção dos elementos Fogo e Água estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação aos outros elementos (éter, ar e terra), dá-se o nome de Pitta a este biotipo.

As pessoas de biotipo Pitta têm estrutura corporal mediana e boa musculatura. Apresentam metabolismo rápido, sede excessiva e muita fome, perdendo e ganhando peso com facilidade. É comum terem olhos brilhantes, perderem cabelo cedo e ter a pele oleosa e com sardas ou manchas. São empreendedores, intolerantes, competitivos. De temperamento intenso, tendem a sentimentos como a raiva e desequilíbrios orgânicos inflamatórios. São questionadores, tendem a argumentar muito e gostam de uma boa discussão possuindo uma inteligência muito aguçada.

Como Pitta vem de fogo, as pessoas desta constituição são quentes, de forte magnetismo pessoal, intensos e apaixonados, não suportando temperaturas muito elevadas, pois já possuem muito calor “interno”. Reagem ao mundo através da visão importando-se muito com a aparência das coisas.

Quando desequilibrado, Pitta desenvolve doenças inflamatórias e ligadas ao calor como gastrite, queimação, psoríase, acne, hepatite e artrite. É muito comum relatarem diarréias freqüentes, odor forte no suor, irritabilidade quando fica muito tempo sem comer e intolerância a alimentos muito gordurosos ou condimentados.

Kapha

Quando a proporção dos elementos Água e Terra estão em maior quantidade na constituição do corpo e da mente de uma pessoa em relação aos outros elementos (éter, ar e fogo), dá-se o nome de Kapha ao biotipo

Kapha pode ser representado pelo peso do barro molhado, matéria pura e forte para todas as estruturas imagináveis. As pessoas de biotipo kapha têm olhar doce, são amorosas, pacientes e por este ar gracioso apresentam-se muito bonitas. Apesar de resistentes, são vagarosas, mas constantes em suas atividades e apreciam muito desfrutar dos prazeres da vida, principalmente os promovidos pelo paladar.

Dos três doshas, é o de constituição mais forte e sólida. Possui um andar leve e macio e personalidade calma e tranqüila. Externamente, apresentam musculatura bem desenvolvida, pele macia, pálida e geralmente oleosa, cabelos, unhas e dentes fortes e grossos e tendem a acumular gordura na barriga, bumbum e coxas. Pegam no sono rapidamente, entrando em sono profundo e prolongado facilmente. De apetite baixo, mas constante, costumam buscar consolo emocional na comida, especialmente nos doces e por esta razão tendem a engordar com facilidade tornando-se preguiçosos e sonolentos.

Quando desequilibrado, tende a desenvolver doenças como obesidade, artério-esclerose, diabetes, edema e excesso de muco nos pulmões.

Vata

Quando a proporção dos elementos Éter e Ar estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação aos outros elementos (fogo, água e terra), dá-se o nome de Vata a este biotipo.

As pessoas do biotipo Vata são de estrutura corporal leve e longilínea, metabolismo e fome instáveis e tendem a perder peso com facilidade. Externamente, apresentam pele, mucosas e cabelos secos e sentem bastante frio.

Adaptáveis como o ar e criativos como o éter, as pessoas vata são inspiradoras, possuindo forte veia artística e, devido a sua sensibilidade, tornan-se apreciadores das artes e das práticas espirituais.  São ágeis e tendem a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, tornando-se, muitas vezes, dispersos ou superficiais, sabendo pouco de muita coisa, sem que se aprofundem num mesmo assunto.

Quando desequilibrado pode sofrer de ansiedade e depressão. É muito comum que as pessoas deste dosha relatem insônia, constipação e dores pelo corpo, principalmente na coluna, tendo inclinação para doenças como fibromialgia, doenças neurológicas,  perda de memória, escoliose e rigidez articular. Energeticamente, seus corpos e mentes funcionam em explosões repentinas, por esta razão se cansam facilmente.

Outras características de vata: entusiasmo, vivacidade, excitabilidade e variação repentina no humor, rapidez em adquirir novas informações e em esquecê-las, tendência a preocupação e ao medo, desorientação sensorial, vertigem, confusão e fala incoerente.

FONTE

About Author

Estudante no curso Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.