Aviões militares dos Estados Unidos realizaram nesta segunda-feira seus primeiros ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico (EI) na cidade líbia de Sirte, anunciou o Pentágono. Os bombardeios no reduto do grupo extremista foram perpetrados a pedido do governo líbio.
“A pedido do governo líbio de União Nacional, os militares dos Estados Unidos realizaram ataques aéreos precisos contra alvos do EI em Sirte, na Líbia”, indicou o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, poucos minutos após o chefe do governo líbio, Fayez al-Sarraj, anunciar a operação em um pronunciamento na TV.
De acordo com o porta-voz, o presidente americano, Barack Obama, autorizou os ataques seguindo as recomendações de altos funcionários do Pentágono, e “as operações são coerentes com o enfoque de combater o EI trabalhando com forças locais competentes e motivadas”.
“Os Estados Unidos estão juntos com a comunidade internacional no apoio ao governo de união nacional e na luta para restaurar a estabilidade e a segurança na Líbia”, explicou Cook, acrescentando que as incursões sobre Sirte continuarão.
Momentos antes, Fayez al-Sarraj anunciou em seu discurso televisionado que era a primeira vez que os Estados Unidos realizavam esse tipo de operação em Sirte. Segundo ele, os bombardeios causaram grandes perdas aos jihadistas.
Sirte, a cidade natal de Muammar Kadafi, caiu sob controle do EI em junho de 2015. Em 9 de junho, as tropas do governo líbio conseguiram entrar na cidade e cercaram os extremistas.

FONTE

Dica do leitor Gilberto Melo

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!