A cabeça é um composto de quase todos os órgãos do sentido. O cérebro é a sede da sabedoria, conhecimento, inteligência, memória, discriminação e do poder. É também a sede das glândulas pituitária e pineal. Para um bom e eficaz funcionamento estes requerem mais energia. Isso é possível através da oferta abundante de sangue e oxigênio, o qual pode ser alcançado por asanas (posturas) invertidos. As posturas invertidas rejuvenescem as glândulas acima e as células do cérebro responsáveis pela clareza de pensamento e percepção. Estas duas glândulas controlam todo o sistema endócrino, que por sua vez, regula a força de crescimento, saúde, vitalidade e resistência.

As posturas invertidas agem como um tônico para o cérebro e combatem o cansaço e a letargia. Essas posturas revertem a força gravitacional, como um resultado do qual, a pressão de bombeamento no coração diminui e aumenta a potência dos pulmões. A temperatura do corpo é mantida para resistir contra quaisquer condições climáticas. O processo metabólico diminui e a hemoglobina no sangue aumenta através da prática dessas posturas. Também regula as funções dos rins, fígado, baço, pâncreas, e melhora o sistema respiratório, urinário e digestivo. Os asanas invertidos ajudam a sublimar e transformar a energia sexual em energia espiritual. Eles ajudam os praticantes a avançar em direção ao mais profundo estado de meditação.

Efeitos terapêuticos do Shirshasana – Pouso sobre a cabeça
Em virtude da maior concentração de sangue e prana (energia vital) nos centros nervosos cerebrais, este asana oferece todos os benefícios ditos anteriormente, porém bastante acentuados. Gastrite, prisão de ventre, visceroptose, distúrbios do baço e do fígado, hérnia, asma, certos distúrbios genitais femininos, varizes venosas, certas anomalias linfáticas são algumas entre muitas enfermidades que esse asana evita e, a experiência tem revelado, cura. O benefício que exerce sobre as mais importantes glândulas endócrinas – pineal, pituitária, tireoide e paratireoide – se transfere amplificado a todo o organismo e à mente, pois estas glândulas são as maiores responsáveis pelo funcionamento, orgânico e psíquico, já o sabemos. Ajuda a desenvolver faculdades paranormais ainda latentes do homem comum, melhorando-lhes as faculdades normais. De todos os asanas, este é o mais poderosamente rejuvenescedor e a que mais prontamente alivia a sensação de fadiga. Quando você tiver aprendido a executar essa postura se sentirá como dono de uma riqueza. Em poucos minutos lhe devolverá alegria, se você estiver deprimido; energia, se se encontrar exausto; paz, se se achar aflito; confiança, que o livra da desorientação; irá ajudar a manter-se bem disposto e sereno; livrando de fobias e instabilidades emocionais.

FONTE

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.