Saiba mais sobre a língua espanhola ao longo da história.

A capacidade de comunicação está presente na grande maioria dos seres vivos que habitam esse planeta. Nós, porém, conseguimos fazê-la através da linguagem, que se define como uma espécie de sistematização de símbolos sonoros usados por determinados povos e à qual nos referimos como idioma ou língua. Ao longo da história, muitas línguas atravessaram o oceano e se espalharam ao longo do globo, formando suas derivações. Dessa forma, surgiram as línguas que conhecemos atualmente. É através da língua que as pessoas expressam aspectos de sua cultura, seus costumes, pensamentos e tudo o que há em seu redor. Isso possibilita uma transmissão de conteúdo adequada e com fluidez. Quando isso não acontece por algum motivo há então desentendimentos e discussões por conta da pobre comunicabilidade.

Que tal aprender espanhol e conseguir comunicar-se com nossos países vizinhos? A Preply tem professores de espanhol brasileiros, estrangeiros e nativos de países de língua espanhola. Clique em https://preply.com/pt/Belo-Horizonte-MG/professores–espanhol e saiba mais.

De onde vem o espanhol?

Muitos são os países que falam espanhol, mas qual será o grande detentor das principais raízes da língua espanhola? Na verdade, essa língua tem origem no Latim falado por grande parte dos povos que constituem a Península Ibérica. Posteriormente, recebeu o nome de castelhano ou língua castelhana devido à residência dos reis no reino de Castela. Atualmente, embora esse nome ainda seja usado por alguns povos, a constituição da Espanha se refere ao idioma como “espanhol” com a tentativa de uniformização da língua. Porém, sabemos que o espanhol não é falado apenas na Espanha, mas existem também dezenas de dialetos ou variações da língua espalhados mundo afora ou mesmo em regiões remotas da Espanha.

No final do século 15, diante das conquistas territoriais dos espanhóis, esse idioma foi se expandindo inevitavelmente por praticamente toda a América e, com isso, sofreu muitas atualizações e modificações. A ocorrência se deu mais ou menos como as demais línguas, por meio da geografia, da cultura e das questões sociais. Com tantas variedades, a língua espanhola se tornou o idioma oficial de muitos países, dentre os quais estão Chile, Argentina, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Porto Rico. O espanhol também é a língua oficial da Guiné Equatorial e da Filipinas, por esses países já terem sido colonizados pelos espanhóis.

O espanhol na era moderna

Hoje, a língua espanhola é a terceira língua mais falada e globalizada no mundo, não se limitando apenas às regiões que a tem como língua materna, mas ultrapassando fronteiras e ganhando cada vez mais falantes em países estrangeiros. O inglês, inquestionavelmente, sustenta o primeiro lugar e, em segundo lugar (por número de falantes) vem o mandarim. O terceiro lugar fica com o espanhol, que se destaca nas empresas, no mundo comercial e nas comunidades europeias, sendo uma das mais utilizadas como segunda língua. No Brasil, os países hispanofalantes e as relações comerciais regidas pelo MERCOSUL fazem da língua uma ferramenta importante para brasileiros que querem se destacar no mercado internacional.

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!