Leandro Karnal fala sobre a PEC 241

5

Ao analisar a Proposta de Emenda à Constituição PEC 241 – 16, que congela os investimentos públicos (ao mesmo tempo em que torra o dinheiro com a mídia hegemônica e entrega nosso patrimônio aos estrangeiros) e os salários dos servidores por 20 anos, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal diz que até as gerações futuras sentirão os efeitos nefastos das medidas.

“Acho que salvar a economia é muito importante, mas nós temos que salvar com os passageiros e não apenas com o barco”, afirma Karnal. Ele lembra também o que disse Mario Sérgio Cortella de que a “educação está fora por um contingenciamento da Constituição”.

O professor explica ainda a diferença entre atividades meio e fim. “Educação e saúde são atividades fim do Estado, portanto, não devem ser comprometidas com as políticas de contenção de gastos.”
“Se você comprometer atividade fim do Estado, você está comprometendo toda a próxima geração”, afirma o historiador.
Leandro Karnal compara a proposta de Michel Temer para superar a crise com o sacrifício da classe trabalhadora ao Mito de Pirro (metáfora que descreve uma vitória tão desgastada que se torna inútil).

Para Karnal, a estratégia econômica de Temer seria como a Vitória de Pirro na mitologia grega, “ou seja, alguém que vence a guerra, mas vence sozinho porque o seu exército foi todo dizimado”. Por isso, para ele, cortar investimentos em educação e saúde levará o Brasil à bancarrota total por décadas.

FONTE

About Author

Estudante no curso Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.

  • Raphael

    COMO haverão cortes se o mínimo a ser gasto será o valor do ano anterior mais correção? Ainda com possibilidade de aumento de investimento caso o valor seja retirado de outro nicho…?
    E outra, é INCONSTITUCIONAL fazer cortes na educação e saúde.
    (Se eu tive q explicar pq o argumento do aumento “real” é inválido, melhor nem começar a querer debater.)

    Mas claro, pq publicar um texto isento ou de um representante isento do assunto, se podemos colocar um progressista mau caráter e tendencioso como o Karnal na matéria? O cara q coloca um projeto q exige q ambos lados das histórias sejam expostos nas escolas para q as pessoas tenham a LIBERDADE de tirar suas próprias conclusões como algo “estapafúrdio”.

    Venderam a imagem dele, aqui, como se ele fosse uma baita assumidade no assunto, qdo é só mais um com medo d perder a teta dando sua opinião (patética e tendenciosa, como sempre)

    Na boa, essa página já tá virando uma página de humor, mas com péssimas piadas…

    • Abel Aureliano Seraphin Junior

      Este site inteiro esta virando publicidade para os “é gooollppeee” se enfurecerem. Tudo e todos contrario ao pensamento da inteligentzia proto-esquerdista destruirão toda a magnífica sociedade socialista, tais como a Coreia do Norte, Cuba, antiga URSS, Alemanha oriental os paraisos africanos socialista, etc.

  • Mumm Rá

    KKKKKKKKKKKK os Comedores de Mortadela estão por todos os lugares KKKKKKKKKKKK

    • Abel Aureliano Seraphin Junior

      kkkkkkk, por favor meu filho gosta de mortadela com mussarela e coca cola

  • White Rabbit

    Verdade Mundial ouvindo Leandro Karnal? Fica difícil hein. Esse cara é um dos maiores apoiadores involuntários do globalismo que tem no país, mesmo sem ele perceber isso.