Os 5 Principais Mudras e seus Poderosos Benefícios

0

Os Mudras são capazes de nos levar a diferentes estados de consciência em poucos segundos.

Também conhecida como yoga das mãos, os mudras restauram o fluxo de energia vital ou prana por todo o corpo.

Isto é possível devido a grande concentração de terminações nervosas que estão nas mãos, e a partir da junção e posicionamento dos dedos de uma maneira particular, os circuitos de alimentação permitem a estimulação do elemento em desequilíbrio, criando dessa forma, as condições necessárias para a uma completa recuperação.

Para atingir este objetivo, deve ser entendido que cada dedo tem uma função para a realização dos mudras, representando cada um dos elementos, e por conseguinte, controlar as várias partes e funções do corpo, para determinar qual o dedo a usar e como, durante a prática do mudra, atingir a condição particular que se deseja.

Os Mudras são praticados com uma leve pressão dos dedos para sentir um fluxo de energia através do corpo, enquanto as mãos estão relaxadas.

260118_cincoelementosmaos

Polegar: Representa o elemento Fogo, atribuindo funções no pulmão, a lógica e a força de vontade.

Indicador: Representa a Ar e controla o estômago, o pensamento e a mente.

Médio: É associado com o elemento éter e beneficia a circulação do sangue e o funcionamento da vesícula biliar.

Anelar: Representa o elemento Terra e representa o desempenho do fígado, vitalidade e boa saúde.

Mínimo: Representa o elemento Água e está ligado diretamente ao coração, a sexualidade, a comunicação e aos relacionamentos.

PRINCIPAIS MUDRAS E SEUS BENEFÍCIOS:

1) Anjali Mudra (oração):

238228_anjali

Com as mãos no chakra do coração, pressione suavemente os dedos, segure as palmas das mãos com uma pequena cavidade.

Benefícios: É um excelente exercício para induzir a meditação, reduz o estresse e a ansiedade, proporcionando harmonia e calma.

2) Varun Mudra (equilíbrio):

177046_varunamudra

Com as duas mãos juntar as pontas do polegar e dedo mínimo pressionando suavemente. Os outros dedos permanecem relaxados.

Benefícios: Ajuda a comunicação, recupera o equilíbrio das emoções, melhora o funcionamento dos rins e da bexiga, aumenta o sentido do paladar.

3) Gyan Mudra (consciência e conhecimento):

372684_gyanmudra

Usando as duas mãos, as pontas dos polegares tocam as pontas do indicador.

Benefícios: Este Mudra atua em seu nível psíquico e espiritual, ajudando a acalmar a capacidade de resposta, melhorando os estados de tensão.

4) Dharmachakra:

436874_dharmachakramudra

Levante suas mãos na altura do peito. A mão esquerda deve ter o polegar e o indicador juntos. A palma deve estar voltada para o coração, sinalizando o nosso mundo interior.
A mão direita deve ter o polegar e o indicador juntos. Além disso, a palma deve estar virada para fora, marcando o mundo que nos rodeia.
Benefícios: Equilibra a nossa energia interior; Desenvolve o nosso potencial espiritual; Liga-nos ao mundo espiritual, permitindo-nos obter ajuda de outros seres no universo; Ajuda-nos a ouvir a voz da divindade; Ajuda a descobrir nossa missão na vida, revelando nossas vidas passadas.

5) Ganesh Mudra (decisão e firmeza):

785264_ganeshmudra

Mãos sobre o peito, a palma da mão esquerda para fora e a palma da mão direita voltada para o corpo. Inspirar e puxar as mãos na direção oposta por alguns segundos, várias vezes. Em seguida, mude a posição da mão.

Benefícios: Fortalece sua área do peito, estimula a atividade do coração e fortalece a confiança.

FONTE

About Author

Estudante no curso Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.