Ao invés de lápides, os enterros dariam origem a uma nova vida.

Uma dupla de artistas italianos pretende modificar o conceito tradicional de cemitérios. No lugar dos caixões comuns, eles propõem a utilização de uma capsula biodegradável, coberta por uma árvore. Assim, ao invés de lápides, os enterros dariam origem a uma nova vida.

A ideia é assinada pela dupla Anna Citelli e Raoul Bretzel. No site do projeto, a dupla explica que o interesse dos dois é ajudar a resgatar a sociedade que vive atualmente distante da natureza. Para alcançar este objetivo, eles escolheram um tema considerado um tabu: a morte.

“Os mortos não podem ser apenas um problema técnico, não podem ser tratados com um tabu. Independente da religião e cultura a que pertencemos, a morte é um fenômeno biológico, é a mesma coisa para todos. Nenhum designer pensa em caixões, isso se torna uma forma de refletir sobre o quão distantes estamos da mãe natureza”, diz o site.

Divulgação

Divulgação

A proposta de Anna e Bretzel é transformar os cemitérios em verdadeiras florestas sagradas. Para isso, eles criaram a Capsula Mundi. Com o formato de um ovo gigante, o produto exerce a mesma função de um caixão. O seu grande diferencial é a matéria-prima. Ele não é feito em madeira, assim não promove o desmatamento. O material usado pelos designers é um amido, feito a partir de plantas sazonais e 100% biodegradável.

A proposta não para por aí. Para que o conceito seja completo, a morte também deve representar uma nova vida, memórias e cuidado. Assim sendo, a pessoa escolhe a sua árvore preferida, desde que seja nativa das regiões em que o produto é disponibilizado, e começa a cuidar dela ainda em vida. Após morrer, a pessoa é colocada em posição fetal dentro de uma Capsula Mundi e enterrada. Acima dela é plantada também a sua própria árvore.

O intuito é de que os cemitérios fiquem cheios de árvores e que a família e os amigos do falecido sejam os responsáveis pelo cuidado da planta, como forma de guardar a lembrança, ao mesmo tempo em que troca a morbidez de um cemitério pela bela paisagem de uma floresta.

Exemplos de urnas biodegradáveis. Clique aqui para ver um exemplo brasileiro.

Redação CicloVivo

 

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!