Antártida: plataforma de gelo deve se romper totalmente em 2017

3

A gigantesca rachadura na plataforma de gelo Larsen C voltou a crescer em dezembro e caso se desprenda da área continental teremos um bloco de gelo maior que a cidade de Brasília solto no mar.

A plataforma Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida e começou a se partir há cerca de um ano. Em julho de 2016 a cicatriz já tinha cerca de 130 km e nos últimos meses abriu mais 28 km. De acordo com os últimos estudos, apenas 12 km de gelo mantêm a plataforma presa ao continente e é quase certo que poderá se desprender em 2017.

De acordo com os pesquisadores, a enorme cicatriz mede 91 metros de largura por 500 metros de profundidade. Quando se romper, aproximadamente 12% da plataforma se desprenderão, lançando ao mar um bloco de gelo de 6 mil km quadrados, do tamanho de Brasília, que ficará totalmente à deriva.

De acordo com um comunicado do Projeto MIDAS, do British Antarctic Survey, a modelagem por computador sugere que o gelo restante já está bastante instável e que Larsen C deve seguir o exemplo de seu vizinho Larsen B, que se desintegrou em 2002 após se manter estável por 12 mil anos. Outro bloco da plataforma, a Larsen A, se desintegrou em Janeiro de 1995.

É importante lembrar que a Antártida não é um continente constituído de gelo, mas por terra recoberta de água congelada. Plataformas de gelo, como Larsen C, são as porções do continente onde a camada de gelo está suspensa sobre o oceano e não sobre a terra.

FONTE

About Author

Estudante no curso Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.

3 Comentários

    • Essa tentativa de fazer piadinha estúpida com a estiagem no nordeste está ultrapassada já faz tempo. O país esta passando por racionamento de água até em Brasília, fato inédito na história do Brasil e idiotas como você ainda acham que a falta de agua é uma coisa que só acontece no nordeste…