Eclipse solar em 2017 só será visto em alguns pontos no Brasil

0

Eclipses solares são raros e seus períodos curtos. Sendo assim, devemos aproveitar o fenômeno quando possível. De acordo com o Tempo Internacional, um eclipse deve ocorrer em 26 de fevereiro de 2017 e só será visto em alguns pontos do mundo.

Em grande parte do sul da América do Sul e até mesmo no ocidente da África, o evento terá muitos espectadores de diversas regiões dos continente citados. A grande questão é: qual tipo de eclipse vai ocorrer? Infelizmente, não será total (não no Brasil pelo menos), onde forma-se o conhecido anel de fogo quando a Lua encobre totalmente o Sol, deixando transpassar os raios de luz somente pela sua extremidade esférica.

O último eclipse total do Sol registrado no Brasil ocorreu em 3 de novembro de 1994 e durou aproximadamente 4 minutos, abrangendo grande parte do país. O fenômeno poderá ser visto em grande parte do Brasil. Confira a lista das cidades e das fases que serão vistas nas mesmas.

Esse não é o único eclipse de 2017. Outro ocorrerá em 21 agosto. Infelizmente, não será visto no Brasil. Os sortudo da vez serão os norte-americanos, não só pelo fenômeno, mas por ser um eclipse solar total, ou seja, o dia virará noite por alguns minutos e o anel de fogo mostrará seu esplendor.

Um eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde aponta o cone de sombra risca a superfície do nosso planeta.

Na noite de 10 para 11 de Fevereiro, a Lua, já bem alta nos céus brasileiros, cruzará a região mais externa da sombra da Terra, conhecida como penumbra. Um observador que estivesse dentro da penumbra veria a Terra encobrir parcialmente o disco do Sol. Durante este eclipse lunar penumbral, em nenhum momento a penumbra envolverá toda a Lua. Dessa forma, mesmo no instante de maior eclipse, 1% do diâmetro lunar continuará recebendo integralmente a luz solar.

FONTE

About Author

Estudante no curso Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.