Snowden é um filme biográfico coproduzido pelos Estados Unidos, pela Alemanha e pela França, dirigido por Oliver Stone e lançado em 2016. O filme foi baseado nos livros The Snowden Files de Luke Harding e Time of the Octopus de Anatoly Kucherena.

Sinopse: Ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) torna-se inimigo número um da nação ao divulgar a jornalistas uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano contra cidadãos comuns e lideranças internacionais

Fontes literárias

Baseado em Os Arquivos Snowden, de Luke Harding e Time Of The Octopus, de Anatoly Kucherena.

Vida

O filme é baseado na vida de Edward Snowden, um ex-agente da segurança americana que revelou ao mundo planos de vigilância global do país.

Visita

O próprio Oliver Stone visitou Edward Snowden depois que as filmagens acabaram para mostrar um pouco do desenvolvimento do filme.

Fonte primária

Snowden contribuiu com as pesquisas do roteiro durante o desenvolvimento do filme.

Altruísmo

Joseph Gordon-Levitt (que interpretou Edward Snowden) doou o salário que ganhou para participar do longa para ações que trabalham como facilitadores das conversas e pesquisas sobre o uso da tecnologia como aliada da democracia.

Tempo ao Tempo

O filme foi adiado em alguns meses (ele iria estrear no natal de 2015) para dar tempo à produção para que terminasse a finalização do filme com qualidade.

Máquina de Escrever

Para evitar vazamentos ou roubo de informações, o roteiro do longa foi escrito em apenas um computador – que não teve acesso à internet durante todo o tempo.

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!