Atualmente existem muitos tipos diferentes de Reiki, o que gera confusão para uma pessoa que quer iniciar-se e começar a praticar.

Com a grande divulgação do Reiki por todo o mundo, surgiram inúmeros sistemas diferentes: Reiki Usui, Reiki Essencial, Reiki Estelar, Reiki Xamânico, Reiki Plus, Reiki Crístico, Reiki Osho, Reiki Karuna , dentre muitos outros.

E como escolher meu próprio tipo de Reiki?
Primeiramente, você deve lembrar-se que todos os tipos de Reiki utilizam a mesma energia do universo e baseiam-se no Sistema Usui de Cura Natural, todos sendo eficientes e benéficos para as pessoas.

A diferença entre eles não está nos princípios do Reiki em si, mas em alguns outros detalhes, como o acréscimo de diferentes símbolos do Reiki, a divisão dos níveis ou no uso conjunto de outras ferramentas, como mantras, cristais etc.

Por exemplo, o Reiki Estelar tem por base o sistema do mestre e fundador do Reiki Mikao Usui, porém ele acrescenta coisas próprias à sua metodologia, como diferentes técnicas de limpeza e proteção energética e a utilização da vibração das cores através dos raios de luz.

Outro exemplo é o Reiki Karuna, que, como todos os tipos de Reiki, baseia-se no sistema Usui e canaliza a mesma energia do universo, porém, como diferencial, utiliza uma vasta gama de símbolos além dos três tradicionais.

Já no caso do Reiki Xamânico, a base e a essência mais uma vez advém do Reiki tradicional de Mikao Usui, porém com uma abordagem xamânica, mais vivencial e utilizando, por exemplo, cristais como instrumentos e alguns sons como estímulos.

Enfim, são muitos os tipos de Reiki existentes, mas a energia vital e universal é comum a todos eles, então não há sistemas melhores ou piores, apenas diferentes em alguns detalhes entre si. Para escolher, você deverá confiar na sua intuição e em seu coração, e verá que o Universo vai encaminhá-lo à melhor opção.

Lembrando que quando se vai fazer um curso de Reiki é importante se informar sobre qual o sistema de Reiki adotado naquela instituição. Esta informação deve ser documentada e constar no seu certificado, entregue ao final do curso.

Há algumas citações que nos ajudam a esclarecer bem este dilema sobre os diferentes tipos de Reiki. Reflita um pouco sobre elas:

Um velho ditado nos diz que “Quando o aluno está pronto, o Mestre aparece”, ou seja, este é um processo natural e espontâneo, que depende exclusivamente do seu momento de vida e do seu “querer evoluir”, e então o Mestre Reiki mais adequado naturalmente será encaminhado para você.
Outro ditado nos ensina que “Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança”. O autor desta frase foi ninguém mais ninguém menos que o brilhante físico cientista Albert Einstein.
Por fim, temos um resumo do mestre e fundador Mikao Usui em pessoa sobre o que é e como funciona o Reiki: “O Reiki é a arte secreta para convidar a felicidade e a medicina espiritual para todas as doenças do corpo e da mente”.

fonte

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.