“Comer Animais” – Um panorama assustador…

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Em seu primeiro livro de não ficção, Comer animais, Jonathan Safran Foer, autor do premiado Tudo se ilumina, publicado pela Rocco, mergulha no mundo da chamada pecuária industrial nos Estados Unidos – a criação intensiva de aves, porcos e bois –, assim como na pesca em larga escala e suas implicações para o meio ambiente. Após três anos de pesquisas, o resultado é um panorama assustador. Para que, levando em conta a inflação, a proteína animal custe hoje mais barato do que em qualquer outro momento da história americana, animais são submetidos a maus-tratos e abatidos para o consumo deformados e doentes; há pouco ou nenhum escrutínio público e supervisão eficiente por parte das autoridades sanitárias; rios e cursos d’água subterrâneos são poluídos por excrementos e dejetos da produção, com os custos, no sentido mais amplo da palavra, repassados à sociedade; e os ecossistemas do planeta correm risco de colapso em um futuro não tão distante.

Vegetariano esporádico, Safran Foer começou a pensar mais seriamente em suas opções alimentares quando seu filho mais velho nasceu. A preocupação com a origem da carne e a forma como é processada o levou a investigar a indústria alimentícia e, apoiado em estatísticas do governo americano e em fontes acadêmicas e industriais, ele teve a oportunidade de ouvir insiders do negócio, cientistas, membros de entidades defensoras dos direitos dos animais, chegando até mesmo a invadir uma granja e a testemunhar as terríveis condições do local. Esse apanhado de dados é de arrepiar o mais devoto carnívoro: a indústria de carne ocupa cerca de 1/3 das terras do planeta; o setor pecuarista é responsável, globalmente, por 18% das emissões de gás estufa; e um só método de pesca, o feito com espinhéis, mata 4,5 milhões de animais anualmente, incluindo 3,3 milhões de tubarões, 60 mil tartarugas marinhas e 20 mil golfinhos e baleias. Além disso, a criação animal usa, a cada ano, 756 milhões de toneladas de grãos e cereais para alimentar aves, porcos e gado bovino, bem mais do que o necessário para alimentar o 1,4 bilhão de seres humanos que vivem em extrema pobreza, cenário que tende a se agravar com o avanço do consumo dos variados tipos de carne em países emergentes como a China e a Índia. Sem esquecer a importância que o ato de comer representa nas mais diversas culturas, pois é à mesa, com suas memórias e histórias, que, desde sempre, se forja a fraternidade, Safran Foer propõe um debate ético sobre o consumo alimentar dos animais. Ele defende o vegetarianismo como uma opção mais sensata de pecuária e um onivorismo mais honrado, que traga benefícios para o meio ambiente.

O escritor também advoga um retorno ao antigos métodos de criação, menos traumatizantes para os bichos e para os ecossistemas, a imagem da fazenda bucólica tão associada aos valores americanos e que, hoje, representa apenas 1% de toda a produção nos Estados Unidos. Em última análise, Safran Foer pede aos leitores que ponderem sobre a decisão moral de comer outro ser vivo e que, se necessário fazê-lo, lutem por mudanças que permitam aos animais serem tratados com compaixão e dignidade, de forma que mesmo o abate seja feito de maneira que provoque o mínimo de sofrimento possível a aves, porcos e bois.

Dica da leitora Juliana Golembieski

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Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!

  • dcmoreira1
    • Hugo Silva

      O Ceticismo é fonte de que? Não é produção científica. Os textos deles é que são cheios de falácias idiotas! Site fontes inteligentes, grandes cientisitas, biólogos.

      • dcmoreira1

        Postar suas fontes científicas você não posta.

  • Leo Almeida

    Jesus pescava e os comia. Então peixe pode? KKKKKKKK
    Vc são ridículos.

    • Hugo Silva

      Você precisa ler Bart Ehrman, para ver se pode extrair alguma verdade a respeito da Bíblia!

  • Leo Almeida

    Outra coisa, os vegetais podem não “ter” terminações nervosas, de repente como conhecemos, mas também são Seres Vivos, indispensáveis para a nossa sobrevivência e de muitas outras espécies. São responsáveis por filtrar o ar e nos beneficiar com oxigênio, entre outros benefícios, alimentar todas as espécies. Não é mesmo? Desde que o Mundo é Mundo, tudo é consumível para garantir nossa sobrevivência, inclusive o seu cachorrinho, que é uma iguaria em países asiáticos. Vai lá peitar os costumes deles! Vai morar na índia, onde a vaca é idolatrada e sagrada, já que tem pena.

    • Hugo Silva

      Você está tentando igualar a dor, o sofrimento, angústia, medo dos animais ao fato de plantas serem seres vivos? que inteligência! As fontes de oxigênio são os planctons, vai estudar! Que tal comermos seres humanos, desde que o mundo é mundo muitas culturas foram canibais. Tem mais, uma coisa é comer animais, há tempos atrás, animais livres; outra diferente é aprisioná-los, torturá-los, amedrontá-los para satisfazer sua gula, sua vontade de se deliciar. Animais não são consumidos para garantir sobrevivência de ninguém, trata-se apenas e prazer. O consumo de carne é responsável pela fome no sudeste asiático, por exemplo.

      • dcmoreira1

        Hipócrita.
        Usar celular e roupas frutos de escravidão humana não tem problema?
        Joga teu celular fora e vai viver na floresta… Ah não quer!

  • dcmoreira1

    “animais são submetidos a maus-tratos e abatidos para o consumo deformados e doente”
    Animais para abate são bem tratados do que se tivessem em seu lugar natural (se bem por terem sido domesticados não possuem mais as características originais).

    “rios e cursos d’água subterrâneos são poluídos por excrementos e dejetos da produção”
    como também por inseticídas das plantações.

    ” Safran Foer pede aos leitores que ponderem sobre a decisão moral de comer outro ser vivo”
    E vamos viver de quê? Água e sal?