Agora, existem ao menos 35 vulcões em erupção em todo o mundo, de acordo com artigo do International Business Times. A maioria desses vulcões estão ocorrendo dentro do “Anel de Fogo”.
Uma nova ilha apareceu no Pacífico. A erupção submarina ao largo da Ilha Nishino-Shima, Japão, entrou em erupção pela primeira vez em 40 anos. A Marinha japonesa notou as explosões de lava fervente encontrando a água do mar, dando origem a nuvens de vapor e cinzas.
Quase 7.000 quilômetros de distância no México, o vulcão Colima explodiu e é superior após um período de relativa calma. A nuvem de cinzas e vapor subiu duas milhas para o céu e os estrondos da montanha podiam ser ouvidos em cidades a poucos quilômetros de distância.
Na Guatemala, a “montanha de fogo” expeliu lava para fora e enviou uma nuvem de cinzas causando uma queda das cinzas sobre cidades próximas. As ondas de choque que ocorrem no vulcão e explosões e podem ser sentidas pelos moradores com mais de 6 quilômetros de distância.
Em Vanuatu o vulcão Yasur está dando motivo para preocupação. Embora as explosões sejam fracas, a cinza contínua que vem da montanha está começando a invadir terras agrícolas.
Sobre a Itália, o Monte Etna está ficando cada vez mais evidente. A erupção atual começou há alguns dias e foi ficando mais forte conforme o tempo. Uma erupção maciça iluminou o céu e os moradores ficaram perturbados. A nuvem de cinzas foi alta o suficiente para que vôos fossem cancelados. O fluxo de lava foi a maior em anos, e da cidade de Zafferana que estava em seu caminho também sofreu algum dano. Desviadores de lava foram postos em prática, e a maior parte da cidade escapou ilesa.
Na Indonésia, quatro milhas de altas nuvens de cinzas, está tornando a vida difícil para os residentes. O Monte Sinabung voltou à vida em 2010, após a dormência de centenas de anos. O estrondo do vulcão levou a evacuação de mais de 6.000 pessoas, pois os cientistas temiam uma grande erupção. Embora não tenha havido até agora correntes de lava, a nuvem de cinzas continua crescendo.
Monte Sinabung com nuvem de cinzas
Ainda na Indonésia, na ilha de Java, o Monte Merapi explodiu ontem. centenas de pessoas foram mortas quando a última erupção ocorreu em 2010. Não há notícias de vítimas até o momento.
Erupções grandes o suficiente com evacuações rápidas, vôos cancelados e uma nova ilha aparece na costa do Japão.
Assim, muitos vulcões ao mesmo tempo, jogando gás, cinzas e partículas no ar, podem surtir um efeito devastador sobre o clima, isso é um fato científico. Eu não estou dizendo que estes vulcões anunciam o início de uma nova era do gelo, mas o planeta certamente parece estar ficando cada vez mais ativo nos últimos tempos.
Grandes erupções contínuas colocam uma enorme quantidade de material particulado na atmosfera, e essas partículas refletem a luz solar longe da terra e quando há um número suficiente delas, as temperaturas podem cair. A erupção do Monte Pinatubo reduziu as temperaturas em cerca de 0,5 C em todo o hemisfério norte.
Considerando que estamos em um período de reflexão, de qualquer maneira ter tantos vulcões ativos ao mesmo tempo não é bom. Além dos efeitos devastadores que a lava e as cinzas podem ter sobre as vidas daqueles que vivem perto, os impactos globais poderão ser enormes.
Culturas foram perdidas devido à queda de cinzas e temperaturas mais baixas, como aconteceu após a erupção do Tambora em 1815.
Perdas econômicas devido à colheitas perdidas e vôos cancelados, causam um prejuízo de milhões de dólares por dia, como aconteceu com a erupção da Islândia de Eyjafjallojkull (pronuncia-se: aya fiat la u rumina la) em 2010.
Entenda as erupções vulcânicas que ocorreram ao redor do mundo desde o mês de novembro de 2013. Foram mais de 35 erupções em cinco países do mundo.
1. Nishinoshima, Japão
Nishinoshima, o vulcão submarino localizado próximo da costa sul do Japão
Próximo da costa sul do Japão, o vulcão submarino Nishinoshima entrou em erupção criando uma pequena ilha no meio do Oceano Pacífico. O novo pedaço de terra está sendo chamado de Niijima e possui cerca de 650 metros de diâmetro.
2. Colima, México
Erupção do vulcão Colima, no México 
Após várias semanas de calmaria, o vulcão Colima começou a expelir fumaça e jorrar lava e manteve-se ativo. A nuvem de vapor subiu cerca de 3.2 km, segundo a publicação local El Siglo de Torreon.
3. Fuego, Guatemala
Erupção do vulcão Fuego, na Guatemala
O vulcão Fuego na Guatemala retumbou expelindo nuvens de cinzas e emitindo ondas de choque por cerca de 24 km de distância, segundo a mídia Prensa Libre. Telhados e janelas vibraram nas aldeias de Panimaché, Santa Sofia, Morelia, entre outras.
4. Sinabung, Indonésia
Erupção do vulcão Sinabung, na Indonésia 
O vulcão do Monte Sinabung em Jacarta, na Indonésia, entrou em erupção seis vezes, atirando cinzas vulcânicas a 2.000 metros em direção ao céu.
Milhares de pessoas foram evacuadas da região desde que o vulcão Sinabung entrou em erupção de forma esporádica, em setembro/2013 , 5.000 pessoas foram evacuadas da área um dia antes da erupção,elevando o número total de evacuados para 11.000. Não houve vítimas até o momento.
Uma nuvem de cinzas de 10 km, um recorde para o vulcão, foi expelida do Monte Sinabung no norte de Sumatra, Indonésia.
Cinzas quentes e lava se espalharam para cidades de ficam a 30 km de distância. O Monte Merapi, também na Indonésia, entrou em erupção.
O Sinabung é apenas um dos 35 vulcões ativos em erupção atualmente no mundo, de acordo com uma lista categorizada no Volcano Discovery. Dos 35 vulcões em erupção atualmente no mundo, sete estão na Indonésia.
5. Etna, Itália
Erupção do vulcão Etna, na Itália
O histórico vulcão Etna, na Itália, entrou em erupção em 16 de novembro e continua jorrar lava por sua boca. Ele produz anualmente lava suficiente para preencher a Willis Tower (ex-Sears Tower) em Chicago, segundo a publicação Live Science. Os sicilianos se acostumaram às suas explosões ao longo desses milhares de anos.
6. Yasur, Vanuatu
Erupção do vulcão Yasur, em Vanatu
O nível de erupções do vulcão Yasur, em Vanuatu, permanece baixo, embora venha expelindo cinzas desde o início do mês de novembro.
Vanuatu, oficialmente República de Vanuatu, é um Estado soberano insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas, localizado ao leste da Austrália.
7.San Miguel / El Salvador
 San Miguel – El Salvador
O vulcão San Miguel, em El Salvador, entrou em erupção no domingo 29/12/2013. Não há registo de vítimas, embora as autoridades tenham ordenado a evacuação da área. REUTERS/Stringer
8. Chaparrastique / El Salvador
Chaparrastique / El Salvador
O Chaparrastique, que tem 2.130 metros de altura e está localizado no departamento oriental de San Miguel, 140 km de San Salvador, iniciou neste domingo 29/12  um processo de erupção de cinzas, assustando a população, mas sem deixar vítimas, informaram várias fontes.
As autoridades de El Salvador declararam o estado de alerta na região de San Miguel, após o despertar do vulcão Chaparrastique. O vulcão, um dos mais ativos do país, expeliu cinzas e fumos este domingo.Se a atividade vulcânica continuar, uma área de três quilômetros em redor da cratera deverá ser evacuada.
Os espasmos da terra vêm sem aviso, mas ao mesmo tempo os espasmos devem ser um alerta para todos nós que a mudança poderá acontecer num piscar de olhos. É melhor estarmos preparados para isso.

About Author

Trabalha na área de Controle de Qualidade em uma empresa Suíça. A espiritualidade fez com que Marluce despertasse espiritualmente. Sem um certo nível de consciência espiritual é impossível perceber a magia da vida.