Josef Allen Hynek (1 de maio de 1910 – 27 de abril de 1986) foi um astrônomo, professor e ufólogo estado-unidense.

É lembrado por suas investigações sobre OVNIs: Hynek interveio como assessor científico em três estudos ufológicos do Projeto Livro Azul (1952-1969); posteriormente, durante décadas se dedicou a prosseguir com a investigação em ufologia por sua conta. Seu trabalho buscava a procura de indícios físicos sobre eventuais avistamentos.

Com o fechamento do Projeto Livro Azul, em 1969, Hynek começou a considerar seriamente a formação de uma organização privada, de caráter científico, voltada ao estudo do fenômeno OVNI, composto por cientistas e técnicos de várias especialidades, altamente treinados, que trabalhariam em conjunto para resolver o enigma OVNI. Em 1973, fundou o en:Center for UFO Studies (Centro de Estudos de OVNI) e foi seu diretor científico até sua morte, em 1986. O CUFOS continua o legado de Hynek através do estudo e análise do fenômeno UFO com seriedade.

Encontro imediato ou contato imediato é um evento em que uma ou mais pessoas percebe a presença de um OVNI e, ocasionalmente, seus hipotéticos ocupantes. O sistema de classificação desses encontros mais amplamente aceito foi elaborado por Hynek e apresentado em seu livro The UFO experience: A scientific enquiry, publicado em 1972.

Em 1977 participou como assessor no filme de Steven Spielberg Close Encounters of the Third Kind (Contatos Imediatos do Terceiro Grau). O título do filme é uma clara referência a seu sistema de classificação.

Uma entrevista de Tom Snyder, no início da década de 1980, com J. Allen Hynek e o advogado Peter Gersten, sobre o acobertamento do governo e os detalhes de alguns avistamentos de OVNI intrigantes. Dr. Hynek explica o que os pesquisadores de OVNI precisavam fazer para explicar o fenômeno OVNI.

About Author

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!