Os especialistas em vulcões foram convidados a monitorar a atividade do vulcão Cumbre Vieja na ilha, que viu acontecer cerca de 400 tremores em 15 horas durante um fim de semana, de acordo com o The Express.

Perto de Tenerife, o vulcão Cumbre Vieja (que significa “Cimeira Velha”) já entrou em erupção em 1949 e 1971. Após os recentes tremores – e uma elevação do solo de 3,5 cm na Terra no ano passado – os cientistas foram convidados a monitorar o vulcão, em meio ao medo de que uma erupção pode levar a um grande terremoto e possível tsunami.

Então, agora, um programa especial de monitoramento hidrogeoquímico foi configurado em uma tentativa de melhorar o monitoramento vulcânico do vulcão. Os cientistas tomarão amostras de águas subterrâneas e níveis de PH, condutividade, temperatura e atividade de gás espalhado em três vezes por semana em quatro locais em Cumbre Vieja.

Enquanto isso, uma equipe do National Geographic Institute (IGN) está monitorando o local ao redor do vulcão 24 horas por dia.

Iain Stewart, professor de comunicação de Geociências na Universidade de Plymouth, disse a The Independent: “A possibilidade de um colapso catastrófico do vulcão é uma questão realmente controversa entre os geólogos. Certamente houve grandes pedaços da ilha vulcânica que se separaram no passado distante, presumivelmente associado à atividade vulcânica”.

Apesar de o Instituto Vulcanológico das Canárias afirmar que seja um fenômeno “absolutamente normal”, María José Blanco, diretora do IGN das Canárias, considera que “não é anômalo nem comum”, e indicou que “nunca foi registrado enxame similar” desde a instalação de estações especializadas nas ilhas.
La Palma se encontra no noroeste das ilhas Canárias e tem cerca de 86.000 moradores, cuja quantidade aumenta significativamente durante a alta estação. Ela é a ilha vulcânica mais ativa de todo o arquipélago.

FONTE

About Author

Reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, a estudante de Design de Moda pela UCS, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade, história e religião.